Fala Tu

Esta comunidade é para aqueles e aquelas que têm algo a dizer. Faça o seu balão! Solte o seu verbo! Como anda a sua escola e a sua cidade? Como vai a sua vida de estudante? Fala tu!

50 Anos do Golpe Civil Militar

Em 31 de março de 2014, lembramos os 50 anos do golpe civil militar de 1964.

 

 

Primeira Roda de Diálogo na E.E Dionysio Vieira em Sorocaba/SP

O Projeto Olhares EMDiálogo da UFSCar Sorocaba, realizou a primeira roda de diálogo com jovens da E.E Dionysio Vieira na última segunda-feira 12/05. Participaram da primeira roda Rafael e Paulo, integrantes da equipe Olhares da UFSCar e mais 08 jovens do Ensino Médio.

O projeto tem como principal objetivo contribuir para o diálogo entre jovens e educadores do ensino médio por meio da produção, debate e disseminação de bens artísticos e culturais.

Câmara promove enquete sobre conceito de família

Texto-base para o Estatuto da Família define entidade familiar como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher.

A polêmica sobre conceito de família é tema da nova enquete do Portal da Câmara, incluída nesta terça-feira (11). O objetivo é avaliar se os cidadãos são favoráveis ou contrários ao conceito incluído no Projeto de Lei 6583/13, do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que cria o Estatuto da Família.

A Responsabilidade pelos Direitos: Falar Para Ser Ouvido

Adolescente não gosta de ser tratado como criança?

Depende do adolescente... Diz que não gosta de ser tratado como criança, quando lhe convém, como, por exemplo: pode sair sozinho, viajar com os amigos, sabe a hora estudar...

Outras vezes age como criança, quando a mãe tem que lhe dar na mão algo de comer, arrumar seu quarto, buscá-lo no colégio, controlar seus gastos de celular, mandar dormir ou acordar...

 

“Perseguição contra professora da Fatec é ridícula”, diz sindicato

Entidade promete dar apoio jurídico para educadora assediada e diz que os textos usados em sala de aula, criticados pelo “viés ideológico”, pecam por fazerem as pessoas pensar

 

Os Jovens querem ser sujeitos, participar, falar!!!!

 

 

Saber Ouvir os Jovens para Dialogar! E Mudar!

Já escutamos nossos jovens, escutamos o que eles têm a dizer sobre a Escola, sobre as Aulas, Como eles percebem a disciplina que trabalhamos. Como se sentem nas aulas!

É Preciso falar..........................

# http://www.emdialogo.uff.br/content/e-preciso-falar-mas-com-certeza-de-s...

A música “A Próxima Parada” de Jota Quest vem levantar uma questão muito debatida hoje em dia no cotidiano escolar que é a de dar voz aos jovens. É de suma importância que isso seja feito, pois estes são os principais sujeitos do Ensino Médio e eles têm muito a dizer. Porém não se tem apenas a forma verbal de se expressar, mas pode-se falar com ações, gestos, corpo, etc. Devemos ouvir, ver e registrar. Pois nossos alunos tem sede de falar.

 

Uma Lição de Discriminação

Quem reconhece o trabalho de um professor?

Neste Dia do Professor, quero deixar meu reconhecimento a todos professores da escola pública do nosso país!

Esse reconhecimento inclui aos professores que tive no meu ensino médio... me lembro com carinho daqueles que foram: mais exigentes, mais amigos e mais otimistas, sempre estimulando a turma a buscar os conhecimentos de forma autônoma!  Daqueles que reclamavam muito, não lembro, mas hoje compreendo o motivo de sua insatisfação com a educação.

Tags:

A Escola que os Jovens Enxergam

Existe uma diferença fundamental na percepção que temos da Escola, da percepção dos Jovens sobre A Escola. Em nosso momento de escuta sobre a escola onde eles (Jovens do Ensino Médio Noturno/ Santa Maria / RS) nos apresentaram a sua Escola, pois éramos os visitantes, na proposta construída com eles, algumas falas emergiram: "parece um presídio", "não podemos entrar na biblioteca," nos alcançam o livro na porta", "sala dos professores onde eles se reúnem para fofocar da gente", "tem dois professores na sala dando aula não sabemos o por quê?

Freud, Marx e Foucault traduzidos para a linguagem dos sinais

De três em três meses, grupo de surdos se reúne no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em Laranjeiras, para ‘batizar’ palavras e pensadores.

É preciso falar, mas com a certeza de ser ouvido

Trago a música “A Próxima Parada” de Jota Quest a fim de levantar uma questão muito debatida hoje em dia no cotidiano escolar que é a de dar voz aos jovens. É de suma importância que isso seja feito, pois estes são os principais sujeitos do Ensino Médio e eles têm muito a dizer. Porém não se tem apenas a forma verbal de se expressar, mas pode-se falar com ações, gestos, corpo, etc.

E quando a fala (seja verbal ou de qualquer outra natureza) acontece será que estes jovens são realmente ouvidos dentro da instituição escolar?

Professor cobra atenção do MEC a pessoas surdas

Em debate nesta manhã na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o professor da Universidade de Brasília (UnB) Messias Ramos Costa cobrou do Ministério da Educação (MEC) o atendimento a propostas apresentadas pelas pessoas surdas. Uma das reivindicações, disse, é a criação de escolas onde a linguagem de sinais seja a primeira língua na sala de aula e o português, a segunda.

Minha Escola.....

Minha escola é maneira, porque tem bastante espaço, não só as salas de aula, mas também espaços para fazer outras atividades, por exemplo: salas de video que assistimos filme, sala de teatro que podemos participar, o ginásio que nós participamos de alguns esportes, computadares que podemos usar para fazer os trabalhos, temos a área do lazer que o pátio da escola. Mas também existem muitas coisas que precizamos melhorar, como: Mais passeios, mais merendas, professores mais jovens, mais festas para que nao fique só em estudar, estudar e estudar...

Ass: Leonardo, André, Daniel.

O Que quero da minha escola - Publique seu cartaz no Portal EMdiálogo

O tempo é de indignação, desejos de mudança e quereres também na escola pública. Que escola de Ensino Médio os jovens e as jovens querem? Espalhe por aí! www.emdialogo.uff.br

O que ainda falta na sua escola? Expresse-se,escolha uma comunidade do portal EM diálogo, crie um artigo e coloque a hastag #esseéomeucartaz !Não esqueça, dialogue com a gente : http://www.emdialogo.uff.br/

A Escola, a Aula e Eu

 Esse é o momento de maior sensibilidade, do pé no chão, da visão da escola no mundo, do mundo escola, do bairro, da comunidade, do cidadão, do professor, do eu aluno. Estamos agora no Instituto Estadual Luiz Gulherme do Prado Veppo. Iniciando o EMDiálogo. Ao chegarmos na frente da escola, à noite, bem antes do horário fomos recepcionadas por um belo sorriso. Esperavam nossa visita? Não. Aquele jovem sabia quem éramos? Não! Mas cativou-nos com sua curiosidade no olhar. Quem viria na Vila Tomazetti a essa hora? Essa pergunta não foi feita com palavras, mas ditas no olhar.

Os jovens brasileiros assistem mais TV do que os outros?

Compartilho com vocês uma dúvida: será que os jovens brasileiros assistem mais televisão do que os jovens de outros países?  Essa questão preocupa muitos pais, a outros nem tanto.

 

O jovem faz a diferença! O que você acha!!!!

Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

Divulgar conteúdo