Primeira Roda de Diálogo na E.E Dionysio Vieira em Sorocaba/SP

O Projeto Olhares EMDiálogo da UFSCar Sorocaba, realizou a primeira roda de diálogo com jovens da E.E Dionysio Vieira na última segunda-feira 12/05. Participaram da primeira roda Rafael e Paulo, integrantes da equipe Olhares da UFSCar e mais 08 jovens do Ensino Médio.

O projeto tem como principal objetivo contribuir para o diálogo entre jovens e educadores do ensino médio por meio da produção, debate e disseminação de bens artísticos e culturais.

Nesta roda de diálogo, cada participante fez uma breve apresentação pessoal, onde conversamos um pouco sobre as expectativas de cada participante, seguido de uma apresentação sobre as propostas do projeto, partindo de vídeos já produzidos por outras escolas que compõem a rede EMDiálogo.

Dentre as atividades, conversamos um pouco sobre o cotidiano escolar e o que é ser jovem para cada participante, e logo após a discussão, realizamos algumas leituras de manchetes de jornal sobre jovens, a fim de construir um paralelo entre a visão do grupo e a visão da mídia sobre o que é ser jovem.

Em um segundo momento, cada participante escreveu em uma tarja de papel, o que lhe incomoda em sua vida, em sua condição juvenil, e o que te motiva, com o objetivo de conhecer um pouco mais cada participante, e estimular novos debates.