A Escola que os Jovens Enxergam

Existe uma diferença fundamental na percepção que temos da Escola, da percepção dos Jovens sobre A Escola. Em nosso momento de escuta sobre a escola onde eles (Jovens do Ensino Médio Noturno/ Santa Maria / RS) nos apresentaram a sua Escola, pois éramos os visitantes, na proposta construída com eles, algumas falas emergiram: "parece um presídio", "não podemos entrar na biblioteca," nos alcançam o livro na porta", "sala dos professores onde eles se reúnem para fofocar da gente", "tem dois professores na sala dando aula não sabemos o por quê? Essas são apenas falas que nos mostram um sintoma. Pretendemos buscar com esses jovens num primeiro momento o significado da escola. Para juntos avançarmos nos desafios encontrados na continuidade do EMDiálogo, apontando o protagonismo juvenil e a relação dialógica como um dos caminhos para a Identidade que buscamos para o Ensino Médio no Brasil.