juventude negra

O jovem negro no Brasil nos dias de hoje

Apesar de um aumento nas pesquisas educacionais que tratem sobre o racismo e processos discriminatórios contra jovens negros, presencia-se cada vez mais no Brasil cenas de violência e crimes bárbaros. Esses crimes vem acontecendo a todo o momento e em todos os espaços, estando a desigualdade social entre uma das principais causadoras de tal situação. 

Medida do governo federal quer garantir o acesso de jovens negros à justiça

O governo federal editou no dia 29/10 seu protocolo de acesso à Justiça para a juventude negra em situação de violência. O objetivo do documento é juntar esforços das instituições para elaboração de políticas públicas e medidas administrativas que visem assegurar o enfrentamento ao racismo e a promoção de igualdade racial. A medida deve ser efetivada nos campos da Segurança Pública, do acesso à Justiça e da melhoria dos serviços prestados pelo Judiciário.

Racismo no Brasil e no mundo, uma coleção de exemplos.

Piadas sobre negros ainda são usadas para desqualificar e marginalizar essa parcela da população, critica o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Dagoberto José da Fonseca, que pesquisa o tema desde a década de 1980. "Esse tipo de piada, de brincadeira, que não é nada inocente, tem o objetivo de rebaixar, de inferiorizar, de desqualificar o negro, de mostrá-lo como um animal, incompetente ou estigmatizar uma situação de pobreza pela qual passa boa parte dessa população."

Manifestação contra extermínio de jovens negros

O Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro realiza duas agendas esta semana contra o extermínio de jovens negros. A primeira atividade será uma roda de conversa, na quarta-feira (10/4), às 18h, na praça da Vila Turismo, em Manguinhos. Na sexta-feira (12/4) os manifestantes ocuparão a Secretaria de Segurança do RJ, na Central do Brasil, a partir das 8h30. A manifestação tem como tema “Somos jovens, negr@s e favelad@s! Queremos Viver!!!”.

Juventude Viva

A reportagem aborda importantes temáticas sobre o cenário atual do Brasil em relação à juventude negra.

O programa Juventude Viva prevê: período integral nas escolas estaduais, criação de espaços culturais em territórios violentos, estímulo ao empreendorismo juvenil através da economia solidária e a capacitação dos profissionais que atuam com os jovens, especialmente a polícia.

Juventude Marcada para Viver

O Observatório de Favelas, com a Petrobras, o Meu Rio, os alunos da turma de 2012 da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) e a Agência Diálogos, formada por bolsistas da ESPOCC, promove a campanha “Juventude Marcada Para Viver”, pela redução da violência letal contra os jovens negros. O objetivo da Campanha é apresentar, sensibilizar e mobilizar a população fluminense para a questão desses homicídios. Anualmente, cerca de 50.000 pessoas são assassinadas no Brasil.

Inscrições abertas para o edital Curta-afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual

O edital de apoio para curta-metragem ‘Curta-afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual’ está com inscrições abertas até 7 de janeiro de 2013. Resultado de uma parceria da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR), o Curta-Afirmativo foi lançado em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20/11) e faz parte do conjunto de editais do Ministério da Cultura voltados a criadores e produtores negros.

Contra o Genocídio da Juventude Negra

#questõesdajuventude

Divulgar conteúdo