Os alunos da escola pública têm muito medo de serem taxados como incapazes por causa da política de cotas, de dizerem que eles só conseguiram esse acesso por estarem inseridos em uma política do governo...
Acredito que esse assunto tem que ser mais debatido. Considero as cotas uma importante conquista, mas muitos alunos ainda não perceberam isso. Eles utilizam muito o argumento meritocrático: passa quem sabe e fica de fora quem não aprendeu, e quem não aprendeu foi porque não quis... Parece que a escola é o melhor lugar do mundo, que todos amam estar lá, e os que não aprenderam são pessoas que não querem nada, que não querem ter um futuro melhor... Mas quem não gostaria de ter um futuro melhor? Será que a escola é um espaço onde queremos estar? A escola atende nossas necessidades de aprendizagem?
Comments
por outro lado...
Muito bom poder ouvir o que elas têm a dizer!
Quanto à questão do interesse, realmente um tanto tem que vir do próprio aluno, mas muitas vezes ele não tem motivos para se interessar, às vezes ele está um pouco desesperançoso, não consegue ver como aquilo que é ensinado na escola pode servir para ele... Acho que o dever da escola não é só ensinar, é também tentar reverter esse desânimo, saber dos alunos o que os interessa, porque estão desanimados e oferecer novas perspectivas para eles...
Inter-esses
Carol, quando assisti ao vídeo lembrei que está se tornando muito comum este tipo de crîtica, vindo dos próprios estudantes, em relação aos "desinteressados". Aliás, em geral, a crítica vem das meninas. Temos aí uma questão cultural e de educação de gênero, não? Concordo com você que o interesse tem de ser pessoal. Mas, também penso, como você, que o interesse é socialmente produzido. No lugar de apenas pensar que a "culpa" de muitos dos problemas na escola está nos desinteressados, deveríamos pensar também como "fabricar" espaços e tempos e relações que produzam o interesse no maior número possîvel de estudantes. Muitas escolas são espaços desinteressantes até para os professores. Os antigos romanos diziam que viver era estar entre-esses. Morrer significava deixar de estar entre-esses. Ou seja, quando há desinteresse é porque a relação entre as pessoas já morreu um pouquinho. Então, a coisa não é apenas por conta somente de um desinteresse pessoal, mas de espaços e relações que não estão produzindo interesses (ou motivo para estar entre-esses). Muito do que chamamos de abandono escolar começa nesta ciranda de espaços desinteressantes produzindo pessoas desinteressadas e vice-versa. Sigamos conversando! Érika, valeu pelo vídeo e a conversa com as estudantes de Fortaleza!
Construindo a escola que queremos!
Bom, é preciso repensar a escola para que ela conquiste os nossos interesses e a nossa atenção, certo?
Que tal colocar aqui neste espaço suas ideiais?
Deixem seu recado e tenha esperança que tudo irá ficar melhor, depende de todos nós!
com razão quem não quer um
com razão quem não quer um futuro melhor, mas aquele que quer mais poderá ter mais chance de ter um futuro melhor do que aquele que quer menos... Temos que valorizar nosso ato de estudar, perceber o quanto um estudante pode transformar a sala, a escola... Buscar integrações interdiciplinares por todo currículo, aumentando o tempo do período com aulas de conhcecimento gerais - não a de preparação ao vestibular e sim à uma visão sobre a educação e os conhecimentos gerais - e aulas de sociologia e cultura, através da música e das artes sugerindo desenvolvimento e aprendizagem, contextualizando e explorando todo folclore nacional existente ou não...
Dar valor emquanto pode...
Muitos alunos vem para a escola apenas para conversar com os amigos e não para aprender,outros vem forçadamente pelos pais,isso deve mudar pois os alunos que vem para estudar ficam prejudicados por não conseguirem aprender com tanta bagunça em sala de aula.Eu acho que os alunos tem que aproveitar o melhor momento de suas vidas,o melhor momento para estudar e serem alguém na vida,"a escola" se eles passarem essa grande chance de estudar logo depois quando forem arranjar emprego iram se perguntar ... "porque eu não estudei,porque eu não levei a sério?"