Drogas e cidadania! Os "invisíveis" garot@s de rua. A violência sofrida, a invisibilidade, falta de investimento. E como ficam debates como: cultura, casa, família, educação e cidadania?
Veja os depoimentos de jovens que sofreram e sofrem com essa dura realidade. Você já parou para pensar como deve ser a realidade deles?
"Desde que eu nasci existe tudo isso aí. Violência, igual a polícia vem agindo... Isso não é trabalho de polícia! O cara é dependente, ele precisa é de ajuda. O cara é doente!"
Como a política pode intererir? Dialogue com a gente! Dê a sua opinião*
Realização: Conselho Federal de Psicologia
Comments
Suporte aos usuários de drogas
Adorei este vídeo! Um belo exemplo de como a arte pode estar a serviço da escuta de narradores que quase ninguém quer escutar e apoiar. O trabalho feito pelos Caps (Centro de Atenção Psicosocial) com dependentes de drogas é essencial para uma política não repressiva para a questão das drogas no Brasil. É isso aí, a questão das drogas é problema de saúde pública e atenção social. Polícia para quem precisa de polícia, como diz a música! Os usuários dependentes precisam de apoio para encontra a porta de saída!
Drogas e cidadania
Nos últimos anos, parece que as drogas se tornaram uma epidemaia, principalmente, entre os jovens. Infelizmente, a necesidade dos pais daixarem as ciranças sozinhas para trabalhar tem colaborado para isso. Esporte, boas escolas, são meios que podem afastar nossos jovens desta triste realidade.
Drogas e Cidadania
São muitas as questões quando assistimos esse vídeo. Quando o assisti pela primeira vez vieram perguntas e hoje. mais perguntas surgem. E quem se preocupa com a formação desses/as jovens? Formação humana, profissional, pessoal... Quem cuida? Quem "está aí"?
São tomad@s como invisíveis na rua. Assim como um dos depoimentos do vídeo: "Bater, espancar, não vai resolver. Desde que eu nasci existe tudo isso aí."... "O cara é dependente. Ele precisa é de ajuda!"...
Reafirmar as questões que estão postas sobre as vidas desses/as jovens não vai tirá-los dali.
Então, o que fazer? o que vocês pensam sobre isso? Vamos conversando...