Obras Eternas - Cello Suite No.1 i-Prelude

Toda semana trarei para vocês a sessão de Obras Eternas, músicas clássicas que sobreviverão ao tempo e aos estilos e sempre serão apreciadas.

Para a estréia trouxe a mais célebre peça de um violoncelo que foi feita em 1720 e continua tão viva como no passado.
Bach escreveu 6 prelúdios, mas esse é o mais conhecido ao público, mais a frente explicarei melhor sobre toda a genialidade por trás do compositor Bach.

As Suites para violoncelo solo de Bach são consideradas obras máximas, obrigatórias a qualquer celista de primeira. São um desafio tão grande que não existem duas interpretações iguais. Quando Janos Starker terminou sua 5a. gravação das suites em 1992, com 70 anos de idade, ele disse: "Tocar Bach é uma permanente busca pelo belo. É também uma procura pela verdade e pode-se apenas chegar perto dela. Á medida em que os anos passam o entendimento das suites cresce e os recursos técnicos diminuem. Esta 5a. gravação é para ser meu último depoimento sobre as suites, mas certamente não será o definitivo. Tal como antes, foi uma experiência enriquecedora."

Apreciem bem essa obra rara!

Comunidades:

Comments

imagem de Fátima Oliveira

Acho essa obra algo

Acho essa obra algo magnífico, mas sempre preferi a versão tocada pela Jacqueline Du Pré, esse vídeo ainda não conhecia ^^

Vote neste Comentário