Na pedagogia tradicional o processo de aquisição dos conhecimentos é proposto através de elaborações intelectuais e com base nos moldes de pensamento desenvolvidos pelos adultos, tais como análise lógica abstrata. Na prática, a aplicação de tais ideias reduz-se a um ensino mecanizado, desvinculado dos aspectos do cotidiano, e com enfase exclusivamente no professor, que passa para os alunos “informações” consideradas verdades absolutas (FERRAZ E FUSARI, 2010, p. 24).
De modo geral, as atividades tradicionais, não estimulam os desenvolvimentos emocionais e da criatividade, servindo antes para condicionar o indivíduo a realizar tarefas padronizadas, para ser vista e reproduzida, sem aprendizagem para a vida real.
O que acham? O que precisa mudar na escola?

Comments
Pink Floyd - A Revolta - Another Brick in the Wall
http://www.youtube.com/watch?v=U0q_HHF7zGE&feature=fvsr
Imagem boa para fazer pensar
Todo o esquema que tenta representar a vida empobrece a complexidade dos relacionamentos e as brechas que toda instituição deixa para que exercitemos nossa liberdade. Desta forma, acho que a escola é mais complexa do que a linha de montagem que a figura busca demonstrar. Mas, sem dúvida, é uma imagem que faz a gente pensar o quanto de atividade mecânica e rotinizada que a escola em todos os níveis tenta impor aos alunos. Para mim, o segredo para não virar uma peça da engrenagem é manter a mente aberta e buscar encontrar sentido naquilo que se faz. Em outras palavras: fazer de tudo para tentar ser consciente e se libertar dos condicionamentos que impedem o livre pensar! A Simone deu uma ótima dica de filme. Adoro o The Wall! Mas, atenção não coloquem fogo na escola, ok? srsrs As imagens do filme são uma metáfora da luta contra o autoritarismo!
Abraços,
Carrano
Solidariedade
Uma escola da racionalização das idéias,sufoca. Uma escola de extrema liberdade e poucos traços de ordem é alvo de destruição. Ora, uma escola de extrema liberdade, acrescida de solidariedade e interação entre os estudantes, formataria uma profunda estrutura de complexidade.