Inscrições para a segunda edição do curso “Os Jovens e a Escolha Profissional: uma abordagem sócio histórica” vão de 3 a 25 de setembro
O acesso e a qualidade do ensino técnico e superior no Brasil, os desafios de inserção de jovens no mercado de trabalho, e as diferenças e desigualdades que marcam as possibilidades educativas e trajetórias profissionais de moças e rapazes são alguns dos temas do curso Os jovens e a Escolha Profissional: uma abordagem sócio histórica, promovido pela Ação Educativa.
A formação, que está em sua segunda edição, é voltada para professores/as do ensino médio e educadores/as sociais e tem como objetivo oferecer a estes profissionais informações e outros insumos que os permitam levar para a sala de aula questões relacionadas à escolha profissional, à continuidade dos estudos e à inserção profissional dos/as jovens, a partir de uma perspectiva sócio-histórica.
“Temos realizado, junto com professores de escolas públicas, experiências educativas com o objetivo de oferecer suporte para que os jovens elaborem estratégias e projetos, sejam eles de continuidade dos estudos ou de inserção profissional. O curso é uma oportunidade de partilhar nossos saberes e também nossas preocupações com este tema”, comenta Raquel Souza, assessora do Programa Juventude, Educação e Trabalho da Ação Educativa.
Desde 2009, o programa Tô no Rumo: jovens e escolha profissional - um conjunto de atividades destinadas a construir um espaço de diálogo sobre escolha e futuro profissional - tem sido aperfeiçoado em escolas públicas da Zona Leste de São Paulo. “A preocupação com o mercado de trabalho e os caminhos para continuar estudando, principalmente no ensino superior, são questões que têm mobilizado os jovens, mas que ainda estão ausentes do ambiente escolar”, comenta a assessora.
Além de partilhar as bases teóricas e a proposta metodológica do Tô no Rumo, a formação contará com a participação de especialistas convidados para tratar de questões como o acesso ao ensino superior e os sentidos do trabalho para jovens pobres e estudantes de escolas públicas.
A formação é gratuita e acontecerá aos sábados, das 9h às 18h, nos dias 6, 20 e 27 de outubro, na sede da Ação Educativa. Para obter mais informações ou realizar a sua inscrição acesse o site da Ação Educativa (www.acaoeducativa.org.br).