Tô no Rumo

Cada um escolhe a profissão que quer? Existe vocação? Tem profissão de homem e de mulher? Trabalho é dinheiro ou realização pessoal? Trabalhar e estudar... é possível conciliar? Faculdade, ensino técnico ou curso profissionalizante? Enem, Prouni, Sisu, cotas, vestibular que caminhos tomar? Estas são questões que mobilizam a discussão da comunidade Tô no Rumo, animada por jovens que atuam no projeto de comunicação criado pela ONG Ação Educativa de São Paulo.

Como vocês estão se preparando par o mercado de trabalho?

O que temos feito?

Quais são as melhores estrátegias para que no futuro você possa ser um bom profissional?

Como você enxerga essa escolha? qual é a melhor forma de escolher um caminho profissional?

 

Pense nisso!

.

Igualdade e inclusão na universidade - um guia rápido para ingressar, permanecer e concluir o ensino superior

A cartilha tem o objetivo de ser um guia prático e de fácil consulta para estudantes e professores interessados nas políticas que nos últimos dez anos têm tornado a universidade um espaço mais plural e inclusivo. Acesse aqui a cartilha. 

 

O que você quer ser quando crescer?

O trabalho e as profissões, desde muito cedo, fazem parte do universo de questões que habitam o nosso imaginário. A pergunta “o que você vai ser quando crescer?” é muito comumente dirigida às crianças por parte dos adultos. Na juventude, para muitos, o mundo do trabalho e a escolha profissional se constituem desafios mais concretos. Como conciliar nossos desejos e expectativas com a vida real?

Feira de Cursos e Profissões UFPR. Você já escolheu qual curso vai ingressar?

Para todos os jovens o momento da escolha do curso nem sempre é um momento fácil e tranquilo na vida dos estudantes. Pelo contrário, o momento de tomar a decisão sobre qual curso irá cursar é geralmente marcado por dúvidas entre os jovens como por exemplo, em relação ao retorno financeiro, reconhecimento, satisfação profissional, identificação, se é o curso que te fará feliz profissionalmente, entre outras razões.

Aluno do ensino médio na rede pública do Acre passa em 5 faculdades nos EUA

Bruna Souza Cruz
Do UOL, em São Paulo 17/07/2014

"EL EMPLEO": UMA CRÍTICA ANGUSTIANTE SOBRE O TRABALHO

El empleo (O emprego) é um curta-metragem argentino muito famoso, ganhador de diversos prêmios pelo mundo, feito em 2008 e com direção de Santiago Bou Grasso. A animação trata de maneira impactante sobre trabalho. A ideia e a história foram de Patrício Plaza, roteirista e produtor desse curta maravilhoso que, com menos de 7 minutos, consegue “sacudir” muito bem a ideia/conceito comum de trabalho.

 

© obvious: http://lounge.obviousmag.org/dona_efemera_e_dona_perpetua/2013/12/el-emp...Follow us: obviousmagazine on Facebook

Programa Jovens Talentos para a Ciência divulga novo calendário

Por Portal Brasil publicado: 20/06/2014 15:52

Apoio à pesquisa

Programa oferece bolsas de iniciação científica a estudantes matriculados em universidades federais. Inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de junho.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta sexta-feira (23) o novo calendário referente ao Programa Jovens Talentos para a Ciência. As inscrições on-line estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de junho.

"Ser alguém na vida". Juventude, escola e a busca por reconhecimento

O Observatório Jovem do Rio de Janeiro  e o Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense convidam para a palestra "Ser alguém na vida". Juventude, escola e a busca por reconhecimento proferida pelo Professor Juarez Dayrell da UFMG no dia 26/06/2014 as 15h na sala 308, Bloco D, FEUFF, Campus Gragoatá, NITERÓI.

Contato: Email: obsjovem@gmail.com
Tel: (21) 2629-2707

Meritocracia, cotas e classe média

Muitas vezes vemos os discursos contra ações de apoio a pessoas em situação desfavorável levantando a questão do mérito, que esses auxílios tornam as pessoas preguiçosas, que tem que ensinar a pescar e não dar o peixe... Já ouviu coisas assim? Pois então, segue o trecho de um ótimo texto para refletirmos sobre a questão da meritocracia. O texto completo vocês podem encontrar em: Desvendando a espuma: o enigma da classe média brasileira

Geração "nem nem"

Geração que nem trabalha, nem estuda cresceu de 12,3% para 16% dos jovens entre 2000 e 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

Jovens lançam vídeo sobre ensino médio

Para que serve o ensino médio? Como seria o modelo ideal para essa etapa de ensino? Com essas questões em mente, participantes do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE) prepararam o vídeo Ensino médio em 2 pontos, dividido em duas partes: uma trata das dificuldades de alunos de escola pública acessarem o ensino superior e outra sobre o cotidiano da escola e as relações de poder.

Jovens lançam vídeos sobre ensino médio

Para que serve o ensino médio? Como seria o modelo ideal para essa etapa de ensino? Com essas questões em mente, participantes do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE) prepararam o vídeo Ensino médio em 2 pontos, dividido em duas partes: uma trata das dificuldades de alunos de escola pública acessarem o ensino superior e outra sobre o cotidiano da escola e as relações de poder.

País tem 9,6 milhões de jovens sem estudar ou trabalhar

Uma população de 9,6 milhões de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, é motivo de preocupação quando se observam as condições de vida da população, mostra estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira. A Síntese de Indicadores Sociais 2013, com dados de 2012, mostra que um em cada cinco brasileiros (19,6%) nesta faixa etária não trabalhava nem frequentava escola. Na faixa de 18 a 24 anos, o índice é ainda mais preocupante, de quase um quarto (23,4%).

As escolas onde as crianças têm liberdade de escolha

O  alemão Thomas Möller, 22 anos, é um jovem documentarista que resolveu, junto com um amigo educador, criar um filme sobre escolas democráticas, que valorizam as escolhas dos alunos – o trailer do documentário está na segunda parte do vídeo acima.

Educação integral deve sair da escola

Entre as propostas para melhoria da educação básica, a educação integral é uma das mais frequentemente citadas. O Plano Nacional de Educação, por exemplo, prevê como meta que até 2020, 50% das escolas ofereçam educação integral.

As perspectivas de trabalho do jovem na Serra do Cipó/MG

 

Site faz enquete sobre escolha profissional

O site Tô no Rumo: Jovens e Escolha Profissional, uma iniciativa da ONG Ação Educativa, está fazendo uma enquete com seus usuários sobre escolha profissional. Ao acessar o site, o internauta é convidado a responder sobre sua percepção acerca da ideia de vocação: isso existe? Ela é determinante para escolher uma carreira? A ideia do site é levantar opiniões e pontos de vista para construir uma série de matérias e reportagens sobre o assunto. Qualquer pessoa pode participar.

Educação Técnica e Profissional nos Estados Unidos

 brasil.gov.brSimon Schwartzman

Divulgar conteúdo