Por Portal Brasil publicado: 20/06/2014 15:52
Apoio à pesquisa
Programa oferece bolsas de iniciação científica a estudantes matriculados em universidades federais. Inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de junho.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta sexta-feira (23) o novo calendário referente ao Programa Jovens Talentos para a Ciência. As inscrições on-line estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de junho.
O objetivo principal é a preparação de estudantes para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Ciência sem Fronteiras (CsF) ou Programas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq).
Os exames serão aplicados no dia 14 de setembro, às 13h, em todas as instituições que aderiram ao programa. A prova será de múltipla escolha, com questões de conhecimentos gerais (exatas e humanas). As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a realização da prova.
Requisitos
Dentre os requisitos para a candidatura dos estudantes estão:
◾Ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013;
◾Ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014;
◾Não possuir vínculo empregatício;
◾Não acumular a bolsa do programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais;
◾Não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.
Sobre o programa
O programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, concede bolsas de iniciação científica a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em nível de graduação.
Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação são inscritos pela instituição de ensino superior. Os alunos são selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais.
Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova seletiva.
Desde a primeira edição do programa, em 2012, o Jovens Talentos para Ciência já contemplou 15.667 estudantes.
Fonte:
Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior