Esse pequeno vídeo mostra o trabalho de moradores que se organizaram para reconstruir um parque abandonado em sua comunidade, na cidade de Bogotá. É inspirador ver o envolvimento das pessoas e o engajamento dos jovens da comunidade. Assim como este caso existem inúmeros outros parecidos, de pessoas que tomam a iniciativa coletiva de fazer algo pelo lugar onde vivem, de forma autônoma, sem depender do Estado. Todas essas pessoas têm que gostar muito do lugar onde vivem para dedicar tanto tempo e esforço em função desse lugar. Concordam? (O vídeo é em espanhol, mas vale um pequeno esforço para entender, além do quê as imagens dizem muito por si.)
Comments
Movimento Boa Praça - São Paulo
Essa história me lembrou uma ação parecida que aconteceu em São Paulo, onde um grupo de moradores, adotou uma praça pública que se encontrava em péssimo estado de conservação. Vale a pena ver o projeto, o link é: boapraca.ning.com
"O Movimento Boa Praça é uma iniciativa de moradores dos bairros Alto de Pinheiros, Lapa, Vila Romana e Vila Anglo que buscam uma cidade mais humana, com vizinhos que se conheçam e praças cheias de vida... Essa história começou quando Alice, que completaria 4 anos, quis comemorar seu aniversário na praça. Como estava deteriorada, sua mãe teve a ideia de trocar presentes por um parquinho novo para a praça François Belanger. Amigos, parentes, vizinhos, empresas locais e a subprefeitura se uniram para que esse desejo fosse realizado. Essa experiência despertou os moradores da região, que começaram a se mobilizar para movimentar a praça com piqueniques comunitários todo último domingo do mês. Os piqueniques acabaram atraindo a atenção de moradores das praças vizinhas que, ao se identificarem com a iniciativa, aderiram ao núcleo inicial e criaram o Movimento Boa Praça. Nossa idéia? Mobilizar as pessoas para revitalizar e ocupar as praças, devolvendo a elas seu sentido inicial: de lugar de encontro, diversão, debate e inclusão."
http://www.youtube.com/watch?v=GfuLC8nqar4&feature=player_embedded
Outro bom exemplo
Muito boa história, Michel! E o depoimento do morador de rua fechando o vídeo é sensacional...
Esta é uma das coisas que queremos nesta comunidade: histórias de envolvimento, criativo e saudável, com o espaço em que vivemos. Uma das características que definem uma cidade grande é o fato de não conhecermos quase ninguém quando saímos à rua, o que torna a vida urbana impessoal, cada um cuidando do seu quadrado. Mas esses dois exemplos aqui mostram que existe gente se esforçando no sentido contrário, de criar um sentimento de comunidade, quando este ainda não existe, e construir algo a partir disso.
Alguém tem mais boas histórias para compartilhar?