Se ela odeia a Escola? Sim! Mas por quê?

 

Bia conta o porquê odeia a escola.

Mas e você gosta ou gostava da sua escola? Por que? 

Comunidades:

Comments

imagem de fabiolennon

Grades

Apenas refletindo: [1] Se as grades representam a prisão para os jovens e eles - todos nós idealizamos este conceito - querem a liberdade, então, ao que parece, o espaço escolar não mais pode ser pensado como local fechado. [2] Contudo, "preparar para a vida', para o "mundo do trabalho" é preparar para as grades invisíveis e quase sempre visíveis da "prisão" capitalista do trabalho assalariado e, neste caso, como conciliar este conceito de liberdade que parece escapar a todos? [3] O "espaço escolar" foi idealizado em outro tempo, em outras circunstâncias e parece não mais adequado aos propósitos de hoje, mesmo que não saibamos exatamente qual seja. [4] Por outro lado, Se a propaganda e a comunicação de massa é capaz de reforçar o consumismo capitalista a ponto de se desejar o modelo de  "escola americana", desde que não seja americana - pois não pode ter cheerleader, mas deseja a cheerleader- então, devemos pensar se o discurso da jovem  esconde o "poder" ideologizante que ultrapassa os limites da escola e que consequências isso pode trazer a este sentimento relacionado a "odiar a escola". [5] O professor de matemática, por exemplo,  que "enfia o x..." , ou o professor que "passa mais atividades que dias do mês..." demonstra outros aspectos que talvez, provavelmente, estejam relacionados a outras ideias e conceitos que não necessariamente associados as práticas escolares.[6] A tendência de alguns jovens de "querer menos', "pensar menos", "fazer menos", tão em moda assim como os "currículos mínimos" parecem se contrapor ao desejo "querer fazer mais', "ganhar mais", "viver mais" e, contraditoriamente, as grades invisíveis parecem aprisionar mais que as da janela da escola que são percebidas pela jovem.[7] Essa primeira impressão...de que se sente aprisionada, pressionada, forçada a fazer atividades que não são de seu interesse, a pensar abstratamente o "x" da questão, chamada para solucionar problemas cumprindo prazos e metas, num certo espaço e tempo (que não lhe parecem com sua casa) é apenas, acredito, parte de um movimento que tem forçado uma "semi-cultura" para uma futura classe trabalhadora "domesticável" e supostamente crítica (que possivelmente esconde uma postura a-crítica). 

Vote neste Comentário
imagem de Pedro Ribeiro

O que não gosto na minha escola.

 KKKKKKKKKKKK primeiramente eu queria dizer que esse vídeo ficou muito bom! Me refiro a crítica, a maneira como ela foi mostrada.

Bem, o que eu mais odeio aqui na minha escola são os "Posers", quem já ouviu o termo deve saber do que estou falando, é aquele pessoal que paga de roqueiro, mas na verdade escutam forró ou pagode quando chegam em casa, ou até gostem um pouco, mas se aproveitam disso pra querer aparecer, e aqui na minha escola cada vez aparece mais, principalmente mirins.

Tipo eu tenho muita raiva desse pessoal, mas ao mesmo tempo me divirto muito com a ridicularidade da coisa, tem horas que só faltam colocar um lembrete na testa escrito: "Eu sou emo" ou "eu sou roqueiro" ou até mesmo "eu corto meus pulsos". Esse pessoal não tem senso do ridículo e se sentem estilosos.

Tenho certeza que na sua escola também tem alguns desses, e na boa, esse povinho devia procurar o que fazer, ou até mesmo um tratamento, pra pararem de queimar a imagem do nosso bom e velho rock.

Vote neste Comentário
imagem de Helder dede

Esse video, achei legal

Esse video, achei legal porque a personagem expressa o que ela sabe ou ate mesmo o modo de convivência de vários alunos. Tipo ela fala o que as pessoas acham das aulas, as dificuldades em sala de aula, etc. Acho que a personagem achou uma maneira mais facil de explicar a realidade nas escolas!

Vote neste Comentário
imagem de Alison Castro

Video

Adorei o video achei bem interessante, representa bem o cotidiano dos alunoos

Vote neste Comentário
imagem de Paulo Ribeiro

Falta de compromisso

O que me deixa mais chateado é a falta de compromisso da minha escola. Por exemplo, na minha escola houve uma apresentação de  amostra cinematográfica em que teríamos que fazer um vídeo baseado em um conto de tal autor e o resultado de quem ganharia o prêmio só veio sair seis meses depois, no ano letivo seguinte. Ou seja, a gente passou 6 meses correndo atrás desse resultado, que deveria ter saído uma semana depois da apresentação. E também algumas regras que são impostas e muitas vezes passam despercebidas, sem punição alguma ao aluno infrator.

Vote neste Comentário
imagem de Peterson Velozo

 cara esse video é bem

 cara esse video é bem engraçado....gostei do jeito que ela coloca cada comentario...rsrsrsrssrsr

 

 

o que eu nao gosto na minha escola é o trabalho das secretarias elas nos atendem muito mal..

quem e aluno daqui sabe o que to falando, e aqui tambem  tem pessoas muitos brutas que so faltam engolir a gente

na hora de conversa e tem professores que tiram brincadeiras com os alunos mas nao gostam quando os alunos tiram brincadeiras com eles......

mas aqui tem muita coisa que precisa seer melhoradas aqui mas prefiro nao comentar.......

Vote neste Comentário
imagem de Peterson Velozo

 cara esse video é bem

 cara esse video é bem engraçado....gostei do jeito que ela coloca cada comentario...rsrsrsrssrsr

 

 

o que eu nao gosto na minha escola é o trabalho das secretarias elas nos atendem muito mal..

quem e aluno daqui sabe o que to falando, e aqui tambem  tem pessoas muitos brutas que so faltam engolir a gente

na hora de conversa e tem professores que tiram brincadeiras com os alunos mas nao gostam quando os alunos tiram brincadeiras com eles......

mas aqui tem muita coisa que precisa seer melhoradas aqui mas prefiro nao comentar.......

Vote neste Comentário
imagem de Marcia Souza

Gostei

O que eu não gosto da minha escola é a semana cultural. Além de gastar mais do que gostaria é super estressante ): Mas também tem seu lado bom

Vote neste Comentário
imagem de Cleisa Marrocos

falta de compromisso'

Esse video é bem interessante! Na minha escola tambem tem grade em tudo, mas tem gente qe tem a ousadia de pular o muro! rs-

 

Vote neste Comentário
imagem de Natanaele Marques

muito engraçado

 o modo como ela expressa cada comentario é muito engraçado, kkkkkkk gostei muito.

Vote neste Comentário
imagem de Fernanda Gurgell

O que eu detesto na minha escola.

         Bom.. na minha escola começa pela maioria dos funcionários, eles não sabem falar com o aluno ou mesmo com outro funcionário.. tem a história dos proprios alunos, essas pessoas se veste de um jeito e age de uma forma totalmente diferente, e ainda mais acham que são de mais,é um horror ter que ver gente de um jeito na escola e de outro na rua, eu sou uma pessoa simples e estou na escola para aprender e não ficar brincando, matando aula, tirando brincadeirinhas com os professores, conversando aula inteira e depois fica dizendo que não sabia de um tal trabalho.. tudo isso na sala de aula. é um saco aguentar os porteiros, porque pra entra na escola no seu contra turno é uma dificuldade, os portões rum, tem muitos, outra dificuldade.. além disso eu não concordo que o Diretor aceita aquele aluno que não que nada com a vida, o proprio Diretor aceita alunos quaisquer enquanto tem gente querendo estudar e crescer na vida que é bom e todo pai e mãe gosta de ver o seu filho saindo da escola e entrando na faculdade, muitos sonhos de alunos é ir estudar fora do país e ficar bem longe daqui.. Pois minha escola te estrutura pra muitas coisa boas mais temos alunos que só sabem destruir a nosso patrimonio que é publico,então eu gosto de algumas atividades da escola, e o que me empata de gostar mais é falta de comprimisso com os alunos, em meu caso chego ate em pedir pra mudar em alguns defeitos.. mais a que está acima de nos alunos acha isso uma besteira, que estamos querendo de mais.. minha escola perece um desfile de moda de rock, miss, etc.

Vote neste Comentário
imagem de Andréa Queiroz

Nossa,muito legal todos os comentários!

Mas fica a dica: por que vocês não fazem um vídeo de vocês contando as coisas ruins e boas da escola? 

Tenho certeza que vai ficar muito legal!

E depois,é só se inscrever na praça EM diálogo e postar lá! Vai ser muito legal!

 

 

beijão!

Vote neste Comentário
imagem de Aline Ferreira

A escola que temos e a escola que queremos ter!

Adorei a idéia da produção do vídeo, Andréa!

Tenho sugestões.

Vocês poderiam filmar tudo aquilo que é a vicência diária, o cotidiano e que não agrada. E colocar como título "A escola que temos".

E como seria a escola que vocês querem ter?? Como seria a estrutura física, as aulas, os professores, as temáticas abordadas? Dinâmicas? Mais esportes? Lanche melhor? E colocar o título: "A escola que queremos ter".

São só sugestões, pessoal! Criem como acharem melhor! :)

Vote neste Comentário
imagem de Marcio Jocemir Rafagnin

Se ela odeia a escola? sim ! mas porquê?

Muito bom o video, ela falou coisas que realmente acontecem nas escolas, ela fala algumas coisas bem criativas de forma engraçada, nós fazendo rir, mas é coisa séria, grades são para  evitar que alguem invada a sua propriedade, para roubar ou sabessse lá o que vai querrer fazer ou tambem em prisões para evitar que os mesmos ladrões escapem dali.Mas na escola elas são usadas para os alunos não sairem, se nós não quisessemos ficar na escola nem tinhamos entrado né, tinhamos ficado fora, só se o cara for esperto de entrar e depois fugir só pela emoção.                       

Vote neste Comentário