No último domingo (01/07) a cidade do Rio de Janeiro ganhou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria paisagem cultural. Essa foi a primeira vez que a Unesco escolheu uma paisagem urbana para se transformar em patrimônio. Até então, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionavam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.
A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a famosa praia de Copacabana, além da entrada da baía de Guanabara. Os bens cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
Segundo o site do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além da Paisagem Cultural do Rio de Janeiro, o Brasil conta hoje com outros 18 bens culturais e naturais na lista de 962 bens reconhecidos pela UNESCO. Estão na lista os seguintes bens culturais: Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980); Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (1982); Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul (1983); Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas (1985); Centro Histórico de Salvador, Bahia (1985); Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal (1987); Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí (1991); Centro Histórico de São Luís, Maranhão (1997); Centro Histórico de Diamantina, Minas (1999); Centro Histórico de Goiás, Goiás (2001); Praça de São Francisco em São Cristovão, Sergipe (2010).
Já os bens naturais são: Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (1986); Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo (1999); Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná (1999); Parque Nacional do Jaú, Amazonas (2000); Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000); Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás (2001); e Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco (2001).
Comments
O Rio de Janeiro é muito mais que alguns pontos turísticos
Como carioca apaixonada pela cidade é claro que fico orgulhosa pelo título, mas espero que com isso não preservem apenas os bens cariocas e esqueçam de dar atenção a outros pontos da cidade que são muito bonitos mas que foram totalmente abandonados nos últimos anos, ou décadas. Só pra exemplificar, os bairros da Saúde e Gamboa tem uma concentração enorme de prédios históricos mas que estão caindo aos pedaços. Sem contar a infraestrutura precária da região, ruas com esgoto a céu aberto. Quando a gente anda por ali parece que voltamos ao século XIX. Com as obras do porto Maravilha parece que estão melhorando a infraestrutura no local, espero que recuperem também as casas da região, antes que elas desabem.