Trecho de Pro dia nascer feliz
Comunidades:
- Logue-se para poder enviar comentários
Coordenação do Portal
Feito em parceria pela Rede de universidades EMdiálogo
UFF, UFMG, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFRN, UFSCar/Campus Sorocaba, UFG/Campus Catalão
Comments
Conselho de classe do filme Pro dia nascer feliz parte 3
A realidade apresentada no vídeo não difere da nossa. Na maioria das vezes, o jovem educando assume um comportamento que foge aos padrões estabelecidos pela escola e os conflitos são inevitáveis. A função do conselho de classe apresentada no vídeo nos faz pensar o que estamos fazendo durante o ano letivo para envolver o educando que não consegue ter um desempenho em determinadas áreas do conhecimento. Conhecendo melhor a realidade desse jovem na sua comunidade, permitindo que sua identidade seja respeitada pela escola aliada a uma proposta pedagógica mais atrativa o resultado pode ser mais positivo.
As realidades são muitas...
Olá, Jacqueline! Concordo com você. O aumento da compreensão sobre quem são os jovens para além daquele momento "aluno" que eles e elas vivem na escola nos dá mais chances de acertar na relação educativa. Reallizamos um documentário nesta escola do conselho de classe que aparece no filme "Pro dia nascer feliz". Estivemos lá num outro momento e com outros objetivos de filmagem e perguntas de pesquisa, diferentes das do filme em questão. Claro que encontramos "outra realidade" na escola e o próprio "aluno problemático" se mostra também como um outro aluno quando o enxergamos como um sujeito criativo e integrado ao projeto de cultura e consciência negra da escola. Segue o link de nosso filme (Se eles soubessem....) sobre o Coleégio Estadual Guadalajara para seguirmos o diálogo: http://www.uff.br/observatoriojovem/materia/se-eles-soubessem
Abraços!
Paulo Carrano