"Viral Racismo en México" é um vídeo que mostra um teste realizado com crianças no México. Essas crianças foram submetidas à algumas perguntas que relacionam a cor da pele dos bonecos às práticas e concepções que possuem sobre raça, cor e valores.
É possível perceber como as imagens criadas e reproduzidas pela mídia e pelo senso comum influenciam na construção do pensamento infantil e na naturalização dessas práticas. Essas imagens retorcidas da realidade, segundo à raça, cor, etnia, vão sendo introjetadas na vida dessas crianças e internalizadas.
O que você pensa sobre isso? Dialogue!!!
Por uma sociedade livre do racismo!
Comments
Impressionante o modo
Impressionante o modo explícito como as crianças mexicanas fazem as associações negro-mal, branco-bom. Vejo que as crianças daqui, as que eu convivo ao menos, já têm um discurso mais politicamente correto sobre a questão do racismo, o que infelizemente, ainda não assegura em nada que não venham a ter práticas e concepções racistas.
Fato curioso
"Um fato curioso e triste que evidencia ainda mais a presença do racismo no país, é que a equipe que produziu o vídeo (o vídeo foi produzido pelo Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação do México) não conseguiu encontrar um boneco de cor negra em todas as lojas de brinquedo da Cidade do México, tendo então que pintar um boneco “branco” para realizar o experimento".
http://sintoniauniversitaria.com.br/acaosocial/combate-ao-racismo-uma-be...