"Na prática tudo flui melhor"

O título deste texto destaca a frase de um professor de Química e Física, Claudiomiro Barbosa,  da Escola de Educação Básica (EEB) José Cesário Brasil, que fica no município de Celso Ramos (SC). Mais do que uma frase pronta ou de efeito, a sentença ilustra dois conceitos centrais do Ensino Médio Inovador: o aprendizado para além da sala de aula e a conexão de saberes e experiências. Esse exemplo que vem da região sul do país destaca a Horta Ecológica Escolar como uma iniciativa que incentiva o envolvimento de alunos em questões inseridas num diálogo mais amplo, como a questão da sustentabilidade. O que parece tornar o processo ainda mais interessante é a partipação de outros professores e outras disciplinas na atividade. Professor de História na mesma instituição, Nilso Bedin tem agregado conhecimento deste campo do saber apresentando as influências das fases da lua sobre o plantio de sementes, o que permite aos alunos compreenderem "um sistema de organização ecológica, quando ao preparo dos canterios, a elaboração da composição orgância, além do preparo das mudas". Para conhecer mais sobre o trabalho de alunos e professores dessa escola, continue lendo (http://www.adjorisc.com.br/jornais/correiodoslagos/on-line/variedades/alunos-do-ensino-medio-inovador-organizam-horta-ecologica-1.1076323). Sua escola tem atividade semelhante? Que tipo de projeto vocês estão desenvolvendo. Escreva para nós. Comente. Venha dialogar com a gente.