Projeto Papel da Escola promove consciência ecológica
A degradação ambiental é um dos graves problemas que hoje afligem o planeta em que vivemos e, por isso, a preocupação em torno deste tema tem aumentado nos últimos anos. Confira a reportagem da Observadora da Escola Juliana Melo, sobre um projeto de ecologia do Instituto de Educação Clelia Nanci, em São Gonçalo (RJ).
No entanto, apesar de muito comentar-se a respeito deste assunto, pouco tem sido feito de concreto para resolver esta situação. Tendo isto em vista, foi no criado no Instituto de Educação “Clélia Nanci”, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, o projeto “Papel da Escola”.
O Projeto Papel da Escola foi idealizado em 2008, mas só foi implementado efetivamente no ano de 2009. Seu objetivo principal é promover a consciência ecológcia dos alunos da instituição, por meio de ações realizadas na própria escola.
O projeto conta com a participação de cerca de 20 monitores, em geral, alunos do 3º e 4º ano, orientados pelo professor Mauro Ricardo, idealizador do “Papel da Escola”. Esses monitores têm como função divulgar e orientar os demais alunos nas ações a serem realizadas. A principal atividade realizada até o momento, consiste no plantio de 200 mudas de árvore doadas pelo Jardim Botânico. Os estudantes participaram também de alguns passeios, como a visita à “Casa da Ciência” e ao “Museu de História Natural”, com o intuito de despertar o interesse dos alunos por ciências da natureza. Além destas atividades, foram feitas ainda, diversas oficinas de reciclagem, ensinando aos alunos como transformar o papel usado em novo. Comunidade escolar ainda não usa as lixeiras para coleta seletiva Apesar dessas iniciativas, algumas dificuldades ainda precisam ser superadas, como, por exemplo, o mau uso das lixeiras para coleta seletiva, instaladas na escola, desde a implementação do projeto. Essas lixeiras auxiliariam na reciclagem do lixo, em especial, o papel, pois, mais de uma tonelada deste material é jogado fora por ano. O lixo recolhido seria enviado a recicladoras da região, contudo, devido a falta de apoio por parte de todos, esta atividade ainda não pôde se concretizar. A desmotivação dos alunos com relação ao projeto ainda é muito grande, pois, dentre outros fatores, muitos não compreendem o impacto de nossas ações para o futuro do planeta, e, por isso, muito trabalho ainda precisa ser feito. É necessário continuar plantando sementes e esperar que estas possam dar bons frutos.Juliana Melo é Observadora da Escola e estudante do Ensino Médio do Instituto de Educação Clelia Nanci, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.
- Logue-se para poder enviar comentários
Comments
Ecologia
Olá, sou professor da disciplina de português, coordenador de cultura e artes no município e estou diretor de uma escola da rede estadual. Sou fã da ciência da natureza. Espero que as autoridades acreditem em nosso trabalho e invistam. É duro ter que manter o entusiasmo dos alunos e a perseverança quando percebemos que não estamos tendo nenhum apoio, porém o que tenho a dizer é " Parabéns pela iniciativa e sejamos perseverantes porque, juntos venceremos", um abraço.