Problemas com o Enem geram protesto no RJ

enemmarca.gifO vazamento das provas do Enem 2009 levou cerca de 400 estudantes às ruas do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (2). Alunos de diversas escolas da cidade se reuniram na orla de Copacabana, onde protestaram com faixas e cartazes sobre a falta de organização dos órgãos responsáveis pela prova, o INEP e o MEC.

A manifestação ocorreu durante a festa que acontecia em Copacabana, que reuniu milhares de torcedores pela candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Os estudantes, vestidos de preto e com nariz de palhaço, se destacavam da multidão de verde e amarelo que ocupava o local.

Para os estudantes, o roubo das provas foi uma demonstração de que o Brasil não dá  à Educação a atenção que o assunto merece. “Nós aproveitamos para fazer o protesto aqui para mostrar que se fala em sediar as olimpíadas, se fala na beleza do Rio de Janeiro, mas não falam dos problemas na nossa educação.”  explica uma das organizadoras da manifestação, a estudante Hanna Fainbaun, 17, estudante do curso Miguel Couto.

O roubo das provas não é o único motivo que levou os estudantes a protestar. Thiago Fabião, aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Park, fala que as próprias mudanças apresentadas no Novo Enem já incomodaram os estudantes e que a questão do roubo foi apenas o estopim para que eles organizassem o protesto. “As mudanças no exame  foram apresentadas no meio do ano letivo,  de forma muito superficial, sem dar tempo para nos prepararmos para uma prova que, de repente, ganhou uma importância muito maior”,conta.

Os estudantes também tem medo de que as alterações no calendário da prova atrapalhem não só o plano de estudos que eles traçaram como também o calendário de outras provas de vestibular. “Nós temos que nos programar para várias provas de vestibulares diferentes, o adiamento da prova já está nos atrapalhando” ,protestou Samara dos Reis, 18, aluna do curso Miguel Couto.

Uma nova manifestação estudantil deverá ocorrer na segunda-feira, porém o local e hora só serão confirmados a partir de amanhã e, segundo os organizadores, divulgadas em diversas comunidades do Orkut ligadas ao Enem.

Assim que a data for marcada ela será divulgada pelo portal EMdialogo.
 

Comunidades: