Corrupção, eleições, propina, foram assuntos abordados por candidatos na redação proposta no 2º dia do exame. Confira a opinião dos estudantes sobre a prova.
“Só lidar com gente honesta, meu Deus, que solidão!”, a expressão escrita em uma charge de Millôr Fernandes foi um dos textos apresentados aos estudantes na proposta de redação desse 2 º dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O tema proposto girava em torno da ética e os candidatos tiveram no mínimo oito e no máximo 30 linhas para desenvolver o assunto.
Apesar de esperarem outro tema, estudantes que realizaram as provas em Niterói, no Rio de Janeiro, declaram ao EMdiálogo que escrever sobre ética não foi difícil. O candidato Tiago Givergir, de 17 anos, disse que a expectativa era por um tema ligado a recém descoberta camada de petróleo no mar brasileiro – o Pré-Sal.
“Eu não esperava esse tema, mas não foi difícil porque já é conhecido. A criatividade chegou e eu aproveitei para escrever rápido”, conta.
Vivian Rodrigues, de 18 anos, imaginava que o tema da redação estaria relacionado ao meio ambiente – desmatamento ou efeito estufa. Yury Cordeiro, de 17 anos, também tinha a mesma expectativa, e apesar de considerar o meio ambiente um assunto mais fácil, soube desenvolver o tema proposto.
“Eu escrevi que as pessoas estão sem ética. Por exemplo, na eleição, as pessoas não querem saber o que acontecerá depois que os políticos forem eleitos, só querem saber o que vão ganhar”, argumenta. Yuy diz ter usado metáforas e ironias para falar do assunto.
Thayná Siqueira, de 18 anos, aproveitou o tema e fez uma proposta em sua redação.
“A ética deveria ser uma matéria nos cursos de graduação. As faculdades formam grandes profissionais, mas deixam a ética de lado”, afirma.
Para Tiago Azevedo, o tema é bastante abrangente, o que facilitou a redação. O estudante conta que escreveu sobre a “falsa moral” dos brasileiros.
“O povo reclama muito da corrupção policial, mas quando é parado na blitz paga propina para não pagar multa. São coisas do cotidiano que ninguém presta atenção. Abordei essa hipocrisia”.
Prova é muito cansativa, reclamam estudantes
Apesar de alguns candidatos considerarem a prova do 2º dia menos cansativa do que a do 1º dia, os estudantes voltaram a reclamar do tamanho das questões e da complexidade do exame.
O candidato Yury Cordeiro, que é estudante do Ensino Médio de uma escola pública, reclamou que não se sente preparado para uma prova como o Enem.
“Nós tivemos preparação, mas o que tivemos não chega nem perto do que deveríamos saber. Matemática estava sinistro, parece que algumas coisas que pediram até era de universidade, em um nível muito avançado”, diz.
Yury fala também que só de olhar o tamanho das questões já se sentiu desanimado. A amiga de Yury, Thamires Fagundes, de 18 anos, fez coro à reclamação do estudante.
Rosania Rodrigues, mãe da candidata Vivian Rodrigues, argumenta que a maratona é muito cansativa para os jovens.
“Poderiam ampliar para três dias de provas. São muitas questões para apenas dois dias e eles ainda estão fazendo outras provas de vestibular e até da escola”, sugere.
O candidato Vagner Fia, de 39 anos, também critica o tamanho das provas. Ele garante que enviará uma carta ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, reclamando do problema.
“O candidato tem que praticamente ler um livro nos dois dias de prova, é desnecessário colocar 180 questões”, reclama.
Enem atrai candidatos de todas as idades
Vagner Fia é geógrafo, engenheiro e professor de pré-vestibular comunitário. Ele disse ter se candidato ao Enem para incentivar o sobrinho, Jhonne Oliveira, de 20 anos, que também participou do exame.
Assim como Vagner, Wilson dos Santos, também já passou dos 18. Com 48 anos, Wilson se inscreveu no Enem porque sonha cursar biologia. O estudante conclui esse ano o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Eu fiquei sem estudar durante 18 anos. A prova foi bem complicada, mas a gente tem que se aventurar”, afirma.
No segundo dia de provas do Enem, os candidatos tiveram que resolver questões relacionadas a linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação. De acordo com o Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as provas dos dois dias e os respectivos gabaritos estarão disponíveis na internet a partir de 20 horas desse domingo, dia 6 de dezembro, na página
www.inep.gov.br .
E você, o que achou do Enem?
Opine em nosso fórum.