Educação promove mudanças no ensino médio
O ensino médio organizado por blocos de disciplinas em regime semestral está em fase de expansão no Estado. Desde 2007 a Secretaria Estadual da Educação vem implantando a ação de forma experimental em 11 escolas do ensino médio no turno da noite. A iniciativa está trazendo bons resultados. Houve diminuição na evasão escolar, menores índices de repetência e o consequente aumento na aprovação, melhorias na operacionalização do processo de aprendizagem e a maior possibilidade da continuidade dos alunos na escola. Em Natal, a Escola Estadual Francisco Ivo, no bairro de Dix-Sept Rosado e a Escola Vereador José Moacir em São Gonçalo do Amarante são exemplos de bom desempenho com a implantação da proposta.
A nova metodologia de trabalho se baseia na divisão do calendário anual em dois blocos com 100 dias letivos cada um (Bloco I e Bloco II), de forma que, durante o período a escola possa oferecer as 14 disciplinas divididas, sete em cada bloco, que corresponde a um semestre. A conclusão da série ocorre quando o aluno cumpre os dois blocos de disciplinas nos duzentos dias do ano letivo.
A estrutura curricular prevista para o ensino médio não teve alteração nas disciplinas nem na carga horária. Com essa nova proposta houve apenas mudanças na portaria de avaliação Nº 1033/2008 que visa buscar melhorias no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a pretensão da Seec é proporcionar um trabalho voltado para a integração das áreas de conhecimento (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, matemática e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias).
A proposta do ensino médio organizado por blocos de disciplinas em regime semestral foi possível a partir da Lei de Diretrizes e Bases, LDB Nº 9394/96 que no seu artigo 23 estabelece que: “A Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios,ou por forma diversa de organização sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.”
Com base nesse dispositivo, as escolas da rede estadual de educação do estado iniciaram o ano letivo de 2010 com essa inovação na estrutura curricular. O objetivo da mudança foi proporcionar uma melhor forma de organização que permita, entre outras coisas.
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