Conferência regional de educação escolar indígena reunirá 14 povos
Indígenas do sul e sudeste paraense reúnem-se a partir desta segunda-feira (27) na aldeia Kyikatejê, há 25 quilômetros de Marabá, no Pará, para participar da I Conferência Regional de Educação Escolar Indígena. Mais de 250 pessoas entre representantes de 14 povos indígenas da região e de instituições participantes estarão no evento, promovido pela Coordenação de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação.
O evento será aberto às 19 horas, com apresentação cultural dos povos Kyikatejê e Guarani. Durante a programação, serão discutidos os eixos temáticos "Educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas"; "Práticas pedagógicas indígenas"; "Políticas, gestão e financiamento da educação escolar indígena"; e "Participação e controle social, e diretrizes para educação escolar indígena".
Na oportunidade, serão propostas diretrizes de acordo com os projetos de futuro de cada povo indígena. De acordo com a coordenadora da educação escolar indígena da Seduc, Puyr Tembé, a conferência abre espaço para aprofundar a discussão sobre as políticas públicas direcionadas à educação indígena. Será elaborado um documento para ser apresentado na I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, em Brasília, de 21 a 25 de setembro.
Participam da conferência os povos Amanayé, Assuriní do Trocará, Suruí, Xikrin do Cateté, Guajajara, Karajá, Kayapó, Guarani, Parkatejê, Kyikatejê, Akrãtikatejê, Atikun, Parakanã, Anambé. Um grupo de indígenas da Venezuela, Peru e Equador também participam do encontro. Os indígenas estão na aldeia com objetivo de trocar experiências sobre a educação escolar indígena dos países.
Instituições envolvidas - Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação Nacional do Índio (Funai), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (Cneei)
- Logue-se para poder enviar comentários