Roda de Diálogo - Manifestações 2013
Tema: O que foram as manifestações populares ocorridas em junho de 2013? Qual é a sociedade que temos? Qual é a sociedade que queremos ter? Área Temática: Juventude e Política Público: Estudantes do Ensino Médio Objetivo: Apresentar o portal EMDiálogo como espaço de mediação e conexão da comunidade juvenil do Ensino Médio brasileiro. Promover o uso do Portal diretamente nas escolas e para que este possa servir de ferramenta de debate e comunicação para a comunidade escolar, principalmente por parte dos estudantes. Conhecer a perspectiva dos/as jovens sobre os espaços que ocupam e a suas opiniões sobre o que precisa ser transformado. 1º momento Apresentar os textos "O problema com o movimento anti-corrupção" e "Recebe Bolsa-Família? Sem direito a voto", bem como os vídeos apresentados na postagem "Vamos com a rua?",e a música de Tom Zé, que está disponível para audição online, no comentário da postagem "Tom Zé lança música sobre os protestos no Brasil". Para finalizar, o post “Passado e presente: os cartazes de protesto”, onde há um apanhado histórico de posters feitos pelo Brasil em outros momentos de crise política, assim como alguns outros deste ano. (Outros links de interesse você pode encontrar também no "Trabalhadores, unidos") 2º momento Levantar um debate sobre cidadania, lutas sociais ao longo da história, as diferentes formas de reivindicação, as conquistas democráticas etc. O importante aqui é debater se todos temos reivindicações importantes, se elas devem ser ouvidas. E se lutar pelo que acreditamos é um direito conquistado através de muita luta. Importante também deixar claro que não existem posicionamentos hegemônicos e que a evolução se dá através da mediação dos interesses e os conflitos que eles geram. 3º momento A partir das discussões do debate, pedir que os alunos produzam cartazes com as reivindicações que eles entendem ser relevantes para eles, seus grupos ou suas comunidades. Esses cartazes poderiam ser nos moldes dos que vimos nas manifestações, de cartolina, mas também de outras formas, como para impressão e distribuição nos meios onde os alunos vivem. Através do gimp/photoshop, os alunos que têm facilidade para interferir em imagens poderão pesquisá-las on-line para interferir nelas e assim produzir uma mensagem de acordo com seus questionamentos. O interessante dessa ação é que o aluno veja se suas reivindicações são consonantes com os anseios de sua comunidade, pois, se gerar questionamento o bastante, não seria hora de levar essas reivindicações adiante? 4º momento Tirar fotos dos cartazes produzidos e enviá-los para o Portal EMdiálogos.