O Xadrez é um esporte pedagógico que auxilia no desenvolvimento de todas as disciplinas curriculares. Devido a tais benefícios o jogo de xadrez já foi adotado como disciplina obrigatória ou opcional em grande parte das escolas do sul do Brasil, além de inúmeras no estado de São Paulo e também em diversas regiões do país. Diante destas constatações o Centro Educacional Taquara não poderia ficar sem um projeto que ensinasse e estimulasse o jogo de Xadrez.
O jogo de Xadrez é fundamental nas escolas públicas, pois ele responde a uma das preocupações fundamentais do processo ensino-aprendizagem, que é dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do educando e contribuindo para a diminuição da violência na escola. Experiências realizadas em diversos países demonstram que o xadrez, quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para a reinserção familiar e social de crianças, adolescentes e mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida.
Pode também auxiliar, de uma maneira significativa, na diminuição da repetência e evasão escolar, pois quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, desenvolve no aluno um sentimento de autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas curriculares.
O jogo de Xadrez também pode auxiliar na solução de um grande problema da educação moderna: o ensino da matemática, pois ele é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com “n” incógnitas) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano).