Cyntia Suelen da Costa Damasceno[1]
A contribuição profissional e acadêmica do PIBID no período de dois anos vivenciados na EEETEPA Professor Anísio Teixeira tem norteado as experiências cotidianas e as aprendizagens referentes à elaboração, organização e apresentações de trabalhos acadêmicos. A vivência nos fez compreender um pouco das relações estabelecidas no âmbito escolar e perceber o quanto é delicado se “infiltrar” em um ambiente que já mantém estabelecidas suas relações interpessoais. A presença diária no cotidiano da escola, inicialmente, proporcionou o conhecimento da rotina peculiar a uma escola que trabalha com o Ensino Médio Integrado, e ainda das burocracias por vezes necessárias, também inerentes a uma instituição escolar.
A organização e rotina escolar, por serem peculiares, apresentam burocracias únicas como período de lotação de professores, organização do calendário escolar, agendamento de reuniões pedagógicas, concretização de projetos interdisciplinares, etc. Tal rotina exige uma descentralização de responsabilidades para com as atividades da escola, isso ocorre, em grande parte, em virtude da escola funcionar em três turnos diferentes. Inseridas nesta rotina tivemos a oportunidade de compreender um pouco dos obstáculos e deficiências a serem enfrentados pela escola pública, assim como as qualidades que também existem nestas instituições, estas que por vezes são desvalorizadas em virtude de um jogo de interesse político.
A entrada e vivencia em uma escola pública que oferta o Ensino Médio Integrado (recente forma de oferta que integra educação básica e educação profissional), nos fez perceber o quanto esta ainda é desconhecida pelos próprios técnicos pedagógicos e docentes que trabalham na instituição. Em virtude disso a direção e coordenações de ensino e pedagógica da instituição tem se empenhado na organização e oferecimento de oficinas que tratem sobre essa temática, principalmente no que concerne a legislação específica que rege esta forma de oferta do Ensino Médio.
A formação acadêmica foi aprimorada com a entrada no PIBID no sentido de incentivar as temidas apresentações em público e de auxiliar na elaboração e formatação de trabalhos acadêmicos. A ida a São Luiz do Maranhão participar do II Seminário Nacional do PIBID, como primeira experiência de apresentação de trabalho em eventos, contribuiu sumariamente para a concretização de um sonho e a largada para uma carreira acadêmica.
Conhecer, estudar e analisar uma modalidade de ensino específica, a qual abrange um considerável número de indivíduos aptos a ingressá-la, nos mostrou as particularidades desta, assim como, proporcionou o conhecimento de um pouco da trajetória histórica por qual esta vem passando e a influencia político-econômica que orienta as mudanças e decisões referentes às legislações oficiais ligadas a educação profissional.
Compreender a influencia política no andamento das atividades nas escolas, neste caso a influencia da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC é entender que por vezes as deficiências não se limitam aos muros da instituição, e sim as imposições colocadas em prol de interesses políticos partidários externos a escola.
Concluímos que a vivencia e intervenção na escola, fruto das ações do PIBID, foram satisfatórias, de ambos os lados. Tanto no que se refere a nossa acolhida pela direção e a semente que plantamos nesta escola pública de qualidade que cultiva boas relações pessoais e profissionais e que assim como todas as outras instituições públicas caminha junto aos problemas e obstáculos. Quanto pela formação acadêmica a nós oferecida, ao aprimoramento e, principalmente, o conhecimento de uma realidade concreta que por mais conflituosa e árida que seja carrega grandes chances de ser de sucesso.
[1]Aluna de Graduação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE. E-mail: cyntia_pibid@hotmail.com