Uso Consciente da Água
Reunidos no dia 29 de outubro de 2014 os professores: Cláudia, Nanci, Márcio, Gilsiano, Darlan, Adésio, Lucas, Pedro e Rousimeide, planejaram uma atividade interdisciplinar para trabalhar o Uso Consciente da Água a ser aplicado no Centro Educacional 03 de Planaltina-DF em 2015.
Traçaram como objetivos de aprendizagem:
- Desenvolver a consciência nos estudantes para o uso racional da água,
- Modificar os hábitos dos gestores, professores, funcionários e estudantes em relação ao uso racional da água.
Trabalharão dentro dos eixos transversais:
- Meio ambiente
- Água
Utilizarão as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem:
- Ensinar aos estudantes como calcular o volume de reservatórios de água utilizando geometria espacial,
- Ensinar aos estudantes como calcular a conta mensal de água de sua casa, utilizando conhecimentos de funções,
- Propor que os estudantes tabulem o consumo mensal de água de sua residência utilizando conhecimentos de Estatística,
- Trabalhar a importância da água para o organismo humano e diferentes espécies,
- Trabalhar as doenças causadas por água contaminada,
- Trabalhar a qualidade da água a partir dos índices mostrados na conta pela Caesb,
- Analisar as propriedades da água,
- Estudar a pressão da água no sistema de abastecimento,
- Estudar o processo de separação de substâncias,
- Visitar a APA de águas emendadas para conhecer as nascentes próximas à escola.
Os estudantes serão avaliados segundo as estratégias para avaliação para aprendizagem:
- Construção de gráficos.
- Pesquisa.
- Debates.
- Prova.
- Relatórios sobre os vídeos e a palestra.
- Participação nas atividades.
O trabalho iniciará no início do ano letivo de 2015 obedecendo o cronograma de trabalho:
1ª semana: Trabalho dos conteúdos, vídeos, palestras ministradas por todos componentes.
2ª semana: desenvolvimento e orientação aos alunos, com orientação do professor em relação as dúvidas dos alunos, temas obscuros, sobre as atividades avaliativas.
3ª semana: atividades avaliativas em concomitâncias com todos os atores.