Uma pergunta que não pode se calar..

Bom dia à todos.

Sou docente em duas escolas, de contextos distintos. Uma regular, e outra em ambiente prisional.

No início de minha prática na escola prisional, perguntei : O que é esta escola para vocês?

Depois de muitas respostas, conseguimos concluir em uma frase, aprovada por todos da turma: "Um espaço de liberdade !"

Este ano em uma turma na escola regular, mas muito oscilante no diz respeito a disciplina, e em um dia em que tivemos de parar tudo e revermos algumas atitudes, perguntei: O que é a escola para vocês ?

Depois de muitas palavras/frases do tipo: Obrigação, chatice, todo mundo quer mandar, aluno nunca presta e etc. Um aluno do fundo da sala gritou: " Prisão!" .E foi aplaudido por todos.

Será que são as grades físicas que realmente aprisionam uma pessoa?

imagem de Paulo Carrano

Educação como prática da liberdade

Claumeira, "Educação como prática da liberdade"  é o título de um dos livros de Paulo Freire. Aliás, é um título tão bom e significativo que alguém pode até pensar que já entendeu tudo e que não precisa ler. Concordo com você, as grades simbólicas que nos aprisionam são tão ou mais fortes que as grades de uma prisão. Gosto muito da pergunta do cineasta italiano Roberto Rosselini, ele indaga: "Não lhes parece estranho educar para a liberdade em condições de aprisionamento?". Penso como você, é um grande desafio para escolas e educadores transformar a escola num lugar de aprendizagens, mas também de liberdade. E por que não aprendizagens que libertam? Abraços, Paulo Carrano.

imagem de Claudia de Jesus Meira

Educação como prática da liberdade

Boa Noite, Prof. Paulo Carrano,

A cada dia percebo o quanto Paulo Freire precisa ser apropriado em minha prática. Eu e meus alunos, seja da escola regular ou prisional estamos em busca de "aprendizagens que libertam".

Sou mestranda da professora Cecília Fantinato,

Um grande abraço.

Claudia Meira;

imagem de luiz pereira da silva

A Educaçao Emancipatória

A educaçao emancipatória leva o ser à transformar a realidade em que vive. Para isso  o Educador   deve ser Emancipado. Que agencia  educacional forma esse Educador? As Universidades estao formando Educadores EmANCIPADOS?

imagem de Fernanda Romie Maia

A falta de conhecimento,

A falta de conhecimento, certamente, aprisiona uma pessoa.

imagem de luiz pereira da silva

CHAS

O Conhecimento só  aprisiona o ser.Precisamos ter  Habilidade, a capacidade de mobilizar os conhecimentos adquiridos.Esta mobilizaçao, exige vontade,ATITUDE.Mas isso ocorre de maneira Sábia,leve.Assim o Sujeito pode atuar e transformar a realidade em que vive.

imagem de Claudia de Jesus Meira

EDUCAÇAO EMANCIPATÓRIA

Bom dia,

Desculpe a demora, mas acredito que emancipação é uma conquista, um ato político. A educação é um caminhho para emancipação.

Então, as escolhas  à busca pela emancipação é o papel do sujeito. Educador e educando.