COLÉGIO ESTADUAL SÃO JOSÉ, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE COLETIVA-TRABALHO INTERDISCIPLINAR- CADERNO II - ETAPA II
Orientadora: Maria de Lurdes Santana Tamarozi
Professores: Andrea Marcia Gomes Piovesana
Andreza Cristina Fatu Benatti Nicolau
Claudia Almeida Perozin
Edson Luiz da Silva Crescencio
Fabio Luiz Camara Chagas
Maria Regina de Jesus Nascimento
Nivaldete Aparecida Santos Costa
Rubia Aparecida Batilana
Rosa Maria TaniosYatsu
TEMA: RECURSOS HÍDRICOS
JUSTICATIVA
Os Parâmetros Curriculares dão ênfase ao trabalho interdisciplinar, visto que esta é uma prática que possibilita abranger as várias ciências: exatas, biológicas e humanas, propondo assim uma unidade na prática docente. Também leva o aluno perceber que o ensino não acontece de forma fragmentada.
O trabalho proposto interdisciplinar foi Recursos hídricos, apresentando aos alunos a percepção, debate referente aos inúmeros problemas que a sociedade como um todo tem enfrentado com a falta de água e as constantes chuvas. É necessário proporcionar aos alunos atividades diversificadas sobre a temática para que estes possam se conscientizar da importância de preservar a água bem como usá-la de forma consciente.
OBJETIVOS
Geral
• Promover a conscientização da comunidade escolar no tocante à importância da preservação, economia e uso dos recursos hídricos.
Específicos
• Promover atividades diversificadas contribuindo para a conscientização.
• Perceber que a higiene e o saneamento básicos são fundamentais para a qualidade de vida.
• Proporcionar identificação das pequenas atitudes individuais e coletivas relacionadas a reutilização da água.
METODOLOGIA
A atividade relatada foi desenvolvida com os alunos do Ensino Médio matutino do Colégio Estadual São José de Londrina. Cada professor assumiu um compromisso no sentido de programar ações, formar parcerias, planejar e elaborar um projeto para desenvolver o ensino aprendizagem. Enfim, consideramos importante partilhar o saber docente, ideias e experiências pedagógicas, onde os temas são sugeridos no coletivo. O que temos feito é colocar em prática as ideias sugeridas neste curso, como exemplo; a Formação Integral do Sujeito.
Disciplinas:
ARTE: Imagens, fotografias de águas nos três estados físico. Releitura dessas imagens.
EDUCAÇÃO FÍSICA: A importância da água para o corpo na realização de atividade física.
LÍNGUA PORTUGUESA: HISTÓRIA: GEOGRAFIA: INGLÊS: Elaboração e apresentação de um jornal. Pesquisa na internet, jornais, revistas para a confecção de jornal televisionado.
Estudo de alguns sonetos para a percepção da estrutura, rima e métrica. Solicitação que em dupla elaborem um soneto com a temática Água e socializem para os colegas de sala.
Confecção de um jornal contendo alguns cadernos abordando a temática chuva, visto que tem ocorrido em nossa cidade, estado e país chuvas constantes, as quais são importantes, mas também trazem prejuízo.
MATEMÁTICA: o tema foi amplamente discutido em sala de aula. Foram desenvolvidas atividades em torno da conta de água: análise da conta de água residencial, as medidas utilizadas para aferição da água consumida mensalmente (m³), estudo da função que representa como é feito o cálculo para determinar o valor a pagar dependendo da quantidade de água consumida.
BIOLOGIA: Microrganismo na água, estados físicos da água na natureza
FÍSICA: Ação da água nas usinas hidrelétricas, hidrostática
QUÍMICA: moléculas da água, a tabela periódica, o tratamento da água, técnicas de reutilização da água.
FILOSOFIA: A filosofia da água. Trabalhou-se as imagens da água (Arte) a essência da água (reflexos, superfícies, a beleza, som).
SOCIOLOGIA: Texto: A água nas questões; ambiental, social e política.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final do projeto foi organizada uma exposição para toda a comunidade escolar, dos inúmeros trabalhos realizados em todas as disciplinas. Após a realização desta ação interdisciplinar é possível perceber o envolvimento e dedicação dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas, bem como é visível que ocorreu uma maior conscientização e compromisso com as causas ambientais, em especial a questão de economia da água. Para os professores foi uma experiência importante que gerou a oportunidade de refletir e analisar a forma como aconteceu a interdisciplinaridade, os erros e acertos, para que numa próxima oportunidade possa ser aperfeiçoada; afinal é uma nova ferramenta com a qual estamos aprendendo a trabalhar.
Alguns alunos, representando a comunidade escolar, foram numa visita a SANEPAR- Companhia de Saneamento do Paraná para uma entrevista com um funcionário, a quem foi indagado questões referentes ao tema abordado, mais especificamente sobre saneamento básico e o tratamento da água.