TEMA: Estresse e doenças psicossomática - ETAPA II – CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO PAGINA 14

TD P { margin-bottom: 0cm; }P { margin-bottom: 0.21cm; }

ETAPA II – CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO PAGINA 14

Matemática: Contextualização e Contribuições: Os tipos de pensamento matemático e sua relação com o fazer escolar

TURMA: Vilhena – RO CEEJA Vilhena

EQUIPE: Ailton, Isoine, Silvana, Lúcia, Maria de Lourdes, Maria Elisabeth, Milton, Pedro, Jesus Cristiano, Marizete.

TEMA: Estresse e doenças psicossomática

INTRODUÇÃO:

Grande números de pessoas na atualidade são afetadas pelo estresse e várias outras doenças psicossomáticas tais como, depressão, síndrome do pânico entre outras. Neste estudo abordaremos o tema de forma interdisciplinar dando ênfase aos conhecimentos matemáticos.

DESENVOLVIMENTO:

• Matemática - estatística e probabilidade:

Atividades práticas:

- Levantamento de dados e;

- Construção de gráficos

(Pensamento não determinista e pensamento lógico dedutivo)

• Ciências Humanas – Cartografia: Mapear áreas mais afetadas:

Atividades práticas:

- Leitura de textos e pesquisas com exploração de mapas e gráficos

(Pensamento lógico-dedutivo e geométrico espacial).

CONCLUSÃO:

Concluímos que tais atividades promovem vantagens no planejamento coletivo contribuindo para a aprendizagem interdisciplinar do aluno, levando-o a uma melhor compreensão do tema abordado.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. Etapa II; Caderno V.2014.

imagem de Kátia Regina Cabral Marins

Pacto Nacional do Ensino Médio. Caderno III

COLÉGIO ESTADUAL NOVA ALVORADA.
Rua 1º de Janeiro Centro Belford Roxo RJ.

REFLEXÃO E AÇÃO.
ETAPA II. CADERNO III página 21

Todos concordam com essas afirmações? Como podem, de fato, serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições.

Sim.

Através de planejamento pedagógico, levando em consideração as potencialidades e as habilidades dos alunos.
Precisamos estimular os alunos a refletir, estabelecer relações entre os conhecimentos, a perceber que a ciência está em qualquer ambiente, em qualquer fenômeno, seja natural ou social.
Necessitamos favorecer prática que envolvam a participação ativa dos alunos, tais como: elaborar e promover seminários, debates, exposições, aulas práticas, passeios culturais entre outros.
É incontestável que a Ciência hoje em dia, devido à sua natureza e sobretudo ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas, e diz respeito aos cidadãos em geral. De fato, os desenvolvimentos alcançados pela ciência são determinantes da nossa forma de vida atual. e esta influência tende a aumentar de dia
para dia.

Vote neste Comentário
imagem de marines gomes almeida

Plano ótimo

Nós estudamos em grupos, sou do outro grupo.Parabéns.

Vote neste Comentário