ETAPA II – CADERNO V
REFLEXÃO E AÇÃO – SHOW DE TALENTOS COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VIDAL VANHONI
Cursistas
Adriane de Oliveira
Fernanda Montiel
Gracília Maria Ramos Marques
Débora Peniche Taira
Luciane Mafra Nascimento
Marina Montiel
Suzana Marcelino
SHOW DE TALENTOS
Justificativa
O projeto foi idealizado para promover a interdisciplinaridade, o envolvimento e maior aproximação da família na vida acadêmica dos alunos e despertar o interesse dos alunos por algo inovador e desafiador. Nessa etapa, os alunos serão os principais “organizadores” e “protagonistas” de sua própria apresentação, incentivando os talentos dos colegas, a oralidade para a apresentação, desenvolver responsabilidade nos compromissos, aprender a dividir tarefas, a cumprir horários, respeitando suas limitações e a dos colegas e desenvolvendo o senso crítico e a cidadania.
Objetivo Geral
Incentivar os alunos à descoberta de suas habilidades, a fim de levar o educando a desenvolver a capacidade de conquistar sua autonomia (diálogos, poemas, teatro, música, dança ou desfile). Enfim, suas habilidades de recepção de informações transmitidas pela linguagem oral e corporal.
Objetivos Específicos
– Questionar os vários tipos de músicas que fazem parte da vida das pessoas. (romântica, sertaneja, funk, pagode, samba, rock, discoteca, popular, etc.);
– Estimular a oralidade, autonomia, improvisação e interpretação;
– Incentivar os alunos, através de uma competição saudável, estimulando-os ao desenvolvimento de suas aptidões artísticas;
– Selecionar informações adequadas para o tipo de apresentação que será proposta.
– Utilizar a criatividade para dramatizar e chamar a atenção do público-alvo;
– Promover a curiosidade e a integração dos alunos na busca de informações para a realização das apresentações para a comunidade escolar;
– Despertar a atenção do público em geral através de um trabalho de divulgação durante os shows, para a importância de valorizar os talentos apresentados, como forma de incentivá-los no desenvolvimento artístico-cultural;
– Oportunizar momentos de diálogos, valorizando as características próprias de cada um, sugerindo reflexões sobre as diversas apresentações que serão realizadas.
- Confeccionar os convites para a participação - Regulamento do concurso (definição de comissão julgadora e critérios de avaliação).
- Confeccionar convites para a participação - Produção do cartaz para o evento, - Apresentação do(s) participantes(s) para a comunidade.
Encaminhamento Metodologia
Montar grupos ou apresentações individuais para apresentação no show de talentos e preencher ficha de inscrição correspondente, em todo esse processo, a escola e toda a comunidade escolar envolvida deverão auxiliar os os alunos no desenvolvimento de algumas atividades, entre elas:
- Organização das ideias pesquisadas, elaboração dos materiais, ensaios e organização dos espaços físicos disponíveis, intervindo, sempre que necessário, para que os objetivos sejam alcançados;
- Criar e ler acrósticos;
- Elaborar e executar paródias;
- Copiar e executar músicas;
- Escutar os textos produzidos e selecionados;
- Promover os ensaios;
- Organizar a montagem de um espetáculo (cenário, som, iluminação…).
- Gráfico de funções com software gráfico
- Desenho e edição gráfica por computador.
- Debate, análise e redação escrita.
- Organização de espaços e modos de apresentação.
- Promover ensaios - Desenho e edição gráfica dos cartazes por computador
- Organizar e divulgar e realização do evento.
- Apresentar probabilidades, geometria espacial.
- Apresentar a biografia do autor que irá representar.
Dimensões
Trabalho
Cultura
Ciência
Tecnologia
Avaliação
A avaliação se fará de maneira que:
Todos participem e produzam de acordo com o esperado, melhorando assim o seu desempenho em sala de aula enquanto leitores, escritores e ouvintes.
Estar presente em todos os momentos, a superar as dificuldades encontradas (os meios que eles utilizaram para chegar ao objetivo) e da progressão diária nas suas formas de escrever e de demonstrar suas ideias.
Desenvolver responsabilidade nos compromissos.
Aprendem a dividir tarefas, a cumprir horários, respeitando suas limitações e a dos colegas e desenvolvendo o senso crítico e a cidadania.