Reflexão e Ação Etapa 2 Caderno I

COLÉGIO ESTADUAL PARIGOT DE SOUZA INÁCIO MARTINS-PARANÁ 2015.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO
Etapa 2 caderno 1 Grupo 1
PROFESSORA TUTORA: Maria Luiza Martins de Castro, Nelma das Graças Molinari
CURSISTA: Joanita Aparecida dos Santos, Mara Regina Siebre Fleck
Silvia de Lima Capote, Salete Terezinha Ignachewski

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O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola. Vamos assistir ao vídeo? Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões: 1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
1. Um dos desafios a serem superados é a relação a diversidade cultural, onde faz-se necessário reconhecer em sala de aula por meio da identificação do lugar onde o aluno está inserido; sociedade. Por meio desta identificação surgem grupos distintos que são influencias ou responsáveis por determinados espaços e conquistas, como a reivindicação de direitos e justiças. Sendo esses uns dos meios que a sociedade pose utilizar para romper com os estereótipos que podem gerar exclusão. Também busca a. participação e a colaboração das famílias, dos professores, dos alunos, dos funcionários onde todos sejam corresponsáveis pelas ações que possam suprir a exclusão. Onde todos tenham voz e vez. Ações mediadas pela equipe pedagógica ativa. A diversidade não pode ser negada, mas sim, respeitada.
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração
do Plano de Trabalho Docente. Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola

Deveria ser, mas nem sempre é possível atender a grande diversidade em sala de aula. No Plano de Trabalho Docente o professor deveria levar em consideração a pluralidade e diversidade dos alunos em sala de aula, além de, organizar seu plano de trabalho docente de forma a atender a todos, para que, os mesmos se apropriem do conhecimento de forma concreta. Por meio de leitura e reflexão dos textos possibilitou, sim um novo olhar e entendimentos sobre o conceito de diversidade e pluralidade no contextos escolar e levou-nos a buscar formas de inclui-los no plano de trabalho docente e principalmente no PPP, como exemplo:
-Descrever e considerar que cada turno e turma escolar têm sua particularidade e que deve ser considerado na elaboração de seu PTD.
- Participação do coletivo escolar para organização e divisão de turmas.
- Numero máximo de alunos por turma para ensino médio de 35 alunos,

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Professora e professor, propomos nesta lógica de organização do trabalho pedagógico escolar, uma reflexão acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores, funcionários e familiares nos processos de gestão democrática da escola, com vistas à socialização do conhecimento e democratização das relações internas na escola. Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da autonomia dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP. Nesta atividade formativa de reescrita do PPP, todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de autor do projeto da escola em condições de igualdade, superando os limites da democracia representativa que circunscreve o exercício de voz e voto apenas àqueles representantes eleitos. Nesta reflexão, realize as seguintes atividades: 1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP. 2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática. 3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores. 4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões: a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola? b) O que já foi feito para resolvê-los? c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico. O Conselho de Classe Participativo pretende superar a visão de conselho de classe como prática escolar que “camufla muito bem os mecanismos de controle e exclusão social e de poder vigente na sociedade”. (CRUZ, 1995, p. 112). A dimensão educativa do Conselho de Classe Participativo pressupõe a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar em três momentos distintos, mas interdependentes: pré-conselho, conselho e pós-conselho. O pré-conselho deve realizar o levantamento de problemas e propostas de soluções, tanto por parte dos estudantes, quanto dos professores. A análise e organização prévia dessas questões por parte do coordenador pedagógico constitui a pauta do Conselho de Classe Pleno. Neste momento, os professores, os estudantes representantes de turma e os representantes dos funcionários, sob a coordenação do diretor e coordenador pedagógico, devem analisar as informações decorrentes do pré-conselho e propor as ações necessárias à transformação da realidade apresentada. As ações propostas no conselho pleno passam a constituir o Plano de Trabalho dos docentes e dos gestores escolares, que por sua vez orientam a realização de pós-conselho com todos os estudantes da turma e redimensiona as reuniões com os pais/ responsáveis, reconfigurando as formas de atuação dos estudantes e de seus familiares. O Conselho de Classe Participativo assume função pedagógica que redimensiona todo o trabalho educativo da escola. 21 Formação de Professores
Professora e professor, propomos nesta lógica de organização do trabalho pedagógico escolar, uma reflexão acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores, funcionários e familiares nos processos de gestão democrática da escola, com vistas à socialização do conhecimento e democratização das relações internas na escola. Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da autonomia dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP. Nesta atividade formativa de reescrita do PPP, todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de autor do projeto da escola em condições de igualdade, superando os limites da democracia representativa que circunscreve o exercício de voz e voto apenas àqueles representantes eleitos. Nesta reflexão, realize as seguintes atividades: 1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP. 2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática. 3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores. 4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões: a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
1. Os problemas que precisam ser resolvido na escola e seguir a mesma postura pelos profissionais da educação. Colocar a educação acima dos interesses pessoas. Evasão, a falta de interesse pelo estudo, o comodismo dos alunos.
2. O que já foi feito para resolvê-los?
E comunicado os pais para virem até a escola, onde as pedagogas fazem o trabalho de conscientização da importância dos estudos, os que não retomam e encaminhado a ficha fica ao conselho tutelar buscando pela parceria o retorno dos alunos a escola.
3. Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.
Os seguimentos poderão contribuir: Os professores e funcionários poderão contribuir com a mesma linha de trabalho onde cada um cumpra o objetivo principal que é o do ensino e aprendizagem dos alunos.
Os estudantes poderão contribuir demonstrando mais interesse e comprometimento pela aprendizagem, não ver a escola como ponto de encontro de lazer, e pensar a escola como espaço aprendizagem e preparação para o mundo, evolução para o progresso pessoal e profissional.
Os pais: maior participação dos pais e acompanhamento efetivo, preocupação com a aprendizagem dos filhos, maior comprometimento, mais autonomia e controle; cobrar e incentivar a responsabilidade dos mesmos em relação à vida escolar.

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Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. A seguir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP. PROBLEMA (O que precisa ser mudado) IMPACTOS NEGATIVOS (Do problema) AÇÕES (Para resolver o problema).

1-   PROBLEMA (O que precisa ser mudado): Falta de interesse do corpo discente.
  IMPACTOS NEGATIVOS (Do problema): A não assimilação dos conteúdos formais, e consequentemente prejuízo quanto  a qualificação para o trabalho, causando falta de profissionais capacitados para provimento da necessidade.

       AÇÕES (Para resolver o problema): estruturar a escola a partir de uma        mudança metodológica que vise levar o aluno a construir o conhecimento de maneira contextualizada e significativa para o mesmo.

2 - PROBLEMA (O que precisa ser mudado):  Falta de aplicação do PPP local de forma abrangente, integrando todos os componentes da comunidade.
  IMPACTOS NEGATIVOS (Do problema): A falta de comprometimento com a escola prejudica o trabalho como um todo

AÇÕES (Para resolver o problema): Colocar o PPP em prática a partir do primeiro planejamento levando-o em consideração  nas etapas subsequentes.

3 - PROBLEMA (O que precisa ser mudado): Falta de acompanhamento dos da vida escolar pelos pais. Os mesmos se omitem da responsabilidade em relação à aprendizagem dos filhos principalmente no Ensino Médio noturno.

IMPACTOS NEGATIVOS (Do problema): Gerando o desinteresse por parte dos alunos, pois os mesmos não são cobrados pelos pais.  Baixo rendimento escolar, faltas e reprovação.
  AÇÕES (Para resolver o problema): Transferir a responsabilidade, a cobrança para os pais. Ter uma punição por  abandono intelectual

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Prezado Professor, prezada Professora, individualmente leia as duas atividades propostas e escolha uma para realizar. Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas. I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho? 7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe? II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
Quando realizamos os Conselhos de Classe nos atemos principalmente às questões relacionadas às notas dos alunos. Os problemas que identificamos geralmente têm a ver com as notas baixas que muitas vezes estão relacionadas à falta de comprometimento dos alunos na entrega de trabalhos, na realização de atividades em sala ou extraclasse, na falta de estudo, e em alguns casos relacionadas também à indisciplina. Todos estes pontos são discutidos no Conselho de Classe. Para tentar resolvê-los muitas vezes chamamos os alunos para conversar, fazemos reuniões por turma e comunicamos os pais, para que eles acompanhem a vida escolar dos filhos e possam trabalhar juntamente conosco a fim de levar os alunos à aquisição do conhecimento. Em alguns casos, é solicitado pelos professores, encaminhamentos de certos alunos a profissionais específicos (como fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo, etc.) quando há a percepção de que possa haver um problema fisiológico, cognitivo.
Nos Conselhos de Classe, ocorrem também queixas que para mim difere de problema. As queixas são situações que perturbam, incomodam, influenciam no andamento da aula, mas que podem ser contornadas facilmente e que não implicam necessariamente na aprendizagem dos alunos. Elas podem estar relacionadas a um comportamento específico de um aluno ou problemas que afetam diretamente a aula do professor e consequentemente a aprendizagem dos alunos, é muitas vezes uma situação que não pode ser resolvida somente pelo professor na sala de aula mesmo, necessitam de intervenção de assistentes técnico-pedagógicos, diretores.
Em algumas ocasiões, são discutidas também maneiras específicas de como o professor pode melhorar suas aulas, ou agir em determinadas situações. Essas discussões, sugestões, ajudam o professor a organizar seu trabalho docente e muitas vezes evitam problemas futuros. O Conselho de Classe é um momento em que o professor pode expressar sua opinião, falar de seus anseios, dificuldades e trocar ideias com os colegas.
O que poderia ser tomado como sugestão é em alguns dos Conselhos que são realizados durante o ano haver a participação de alunos, não quando são tratadas as notas e deliberado sobre aprovação/reprovação, já que isto a meu ver é uma discussão pertinente aos docentes, mas em algum outro momento, para que os alunos também possam falar das aulas ministradas de maneira crítica, de algum ponto que eles não concordam ou que acham que deveria ser abordado de outra maneira pelo professor ou pela própria direção. É uma maneira de também ouvi-los e saber o que pensam sobre nós enquanto professores e escola. Assim, podemos avaliar nosso trabalho e decidir o que é pertinente ou não fazermos para melhorar as condições de ensino e aprendizagem.

Referência
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.