REFLEXÃO E AÇÃO CADERNO V

Caros Professores,

Seguem, abaixo, as orientação para estudo do caderno 5 que abordará a temática: "Organização e Gestão Democrática da Escola":

1º MOMENTO: Leitura do material coletivamente e consulta aos materiais indicados nos campos “Saiba mais” e “Traduzindo”;

2º MOMENTO: Roda de conversa - discussão coletiva dos aspectos significativos apresentados no caderno;

3º MOMENTO: Ação e Reflexão - construção de um texto com as conclusões

• 1º GRUPO:
 Junte-se a outros colegas e procure fazer um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ ou dos envolvidos.
 Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros do grupo as razões pelas quais isso não ocorreu.
 Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais os resultados para a escola e para os envolvidos? E quais as reações dos colegas?
 Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?

• 2º GRUPO:
 Tente realizar com um grupo de colegas a identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais.
 Faça o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam.
 Junto com um grupo de colegas, troquem e registrem suas experiências relativas à forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar.
 Com base no que discutiram, proponham formas pelas quais possam ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação.

• 3º GRUPO: 
 Realize com seu grupo a conversa com membro do Conselho Escolar, tendo em vista:
 Levantar decisões tomadas;
 Comparar tais decisões com a prática existente na escola;
 Verificar se as decisões foram tomadas democraticamente.
 Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.

• 4º GRUPO:
 Você conhece o PPP de sua escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades.
 Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução dele.
 Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos?
 Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.

4º MOMENTO: Divulgue o texto construído no Portal EmDiálogo na comunidade “O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO”

Bom trabalho!

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GRUPO 1

Gestão democrática da educação e gestão democrática da escola

O primeiro levantamento, após discussão, constatamos as seguintes situações:Deliberação sobre a autonomia dos conselhos de classe;Discussão sobre a padronização das punições disciplinares da instituição;Medidas organizacionais sobre o funcionamento da escola; situação real: facultação da entrada de alunos no segundo horário e constantes fugas nos últimos horários, assim como o não retorno após o intervalo. Seria interessante ouvir a comunidade escolar (professores, coordenadores,gestores, alunos e se possível pais) em reuniões periódicas, não fragmentadas, pelo menos 3 vezes ao ano para discutirmos sobre as situações conflituosas e buscar as possíveis soluções.Como ação exitosa de gestão democrática e participativa citaremos o aprimoramento das comunicações internas com a utilização da tecnologia existente na instituição ex: wi fi , os grupos de redes sociais do liceu; a escolha do tema  e dos subtemas. do projeto por parte dos professores.

Professores Adriano Pinheiro, Alfredo Vidal, Ellen Viana e Carla Susana Boueres

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GRUPO 2

OS DESAFIOS DA PRÁTICA: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PUBLICA - ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO

Mudar as práticas patrimonialistas implica, primeiramente, em mudar as práticas pedagógicas, as quais devem ocorrer dentro de um processo históricodialético que envolva todos os atores que fazem parte do processo educativo. Entretanto, não é possível fazer isso sem que haja uma mudança na relaçãoda escola com o sistema que a mantém, pois da forma como está montado o sistema educacional público brasileiro, em especial do nosso Estado, torna-se muito difícil o rompimento do patrimonialismo. Conquanto, a figura do educando dentro do processo é o elo que pode permitir que a escola rompa os laços com o patrimonialismo, permitindo edificar uma relação com todos os autores do processo educativo a partir de uma interação com o próprio aluno, investigando os motivos pelos quais a família está ausente, de forma a trazê-la para o espaço da escola, para que ela assuma o seu papel dentro de um processo em que coexistam escola, família, comunidades. Logo, para que haja mudanças, faz-se necessário o esforço conjunto deEstado, escola, família e sociedade.

WANDA CRISTINA DA CUNHA E SILVARAIMUNDO MARQUES VIEIRAANDREA CRISTINA OLIVEIRA E SILVLUCIA TEREZA SOUZA CORREASAUL SANTOS AZEVEDOROSNA ARAUJORAIMUNDA NONATA ARAUJO MORAES

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GRUPO 3

O Projeto Político Pedagógico da Escola

Com base em nossos conhecimentos, o Projeto Político-Pedagógico(PPP) previsto pela nova LDB/96 é proposto com o objetivo de descentralizar e democratizar a tomada de decisões pedagógicas, jurídicas e organizacionais na escola, buscando maior participação dos agentes escolares.No Liceu Maranhense, a elaboração do PPP, iniciou-se no ano 2006 com estudos, reflexões, discussões e questionários dos segmentos: professores, pais, alunos e funcionários, uma vez que apresentaram sugestões de organizações pedagógicas e administrativas da escola. E, finalmente, implementado no ano de 2009.Atualmente há necessidade de que se faça uma revisão e reconstrução do PPP, pois é preciso que haja ampla participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões, organização pessoal, funcional, no processo formativo dos alunos e nas relações entre a escola e a comunidade.O PPP é de responsabilidade de toda equipe escolar em relação ao sucesso do aluno, tornando cidadão de espírito crítico e construtivo.

 

Professores: Ismael, Dionary, Marco, Macedo, Gladiston e Mauro

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GRUPO 4

A sala de aula e a vivencia pedagógica democrática

Presenciamos ainda em alguns contextos escolares práticas tradicionais de ensino aprendizagem, onde o aluno é um depósito de informações e o professor é um reprodutor de conhecimento.Esse ambiente escolar é caracterizado por ausência de relação entre professor e aluno, teoria e prática, conteúdo significante, participação democrática, ou seja, uma escola tradicionalista.Em contraposição a sala de aula é um espaço democrático e privilegiado capaz de construir e assegurar diálogos, respeitar às diferenças, a promoção da autonomia e o desenvolvimento do pensamento critico reflexivo.A prática pedagógica democrática é construída tomando como base o conhecimento prévio dos alunos, partindo de suas realidades e suas vivências, problematizando ideias e contribuindo para seu fazer pedagógico.O professor passa a ser um mediador de conhecimentos incentivando democratização do saber, e como resultado desta promove a formação de cidadãos que tenha a capacidade de se posicionar diante da sociedade.

 

Professores: Geane, Henrique, Rosineia, Elenice, Wilson e Ana Paula

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