REFLEXÃO E AÇÃO ATIVIDADE 1 ETAPA II CADERNO III

COLÉGIO ESTADUAL PARIGOT DE SOUZA INÁCIO MARTINS -PARANÁ- 2015
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS DA NATUREZA Etapa II Caderno III

PROFESSORA TUTORA: Maria Luiza Martins de Castro, Nelma das Graças Molinari.
CURSISTA: JoanitaAparecida dos Santos, Mara Regina SiebreFleck
Silvia de Lima Capote, Salete TerezinhaIgnachewski, Eliza Iracema Campos

REFLEXÃO E AÇÃO:
1. Abaixo, está o link para uma questão da prova de Ciências da Natureza do exame PISA. São três questões sobre O COMPORTAMENTO DO ESGANA-GATA, da página 63 a 68: Analise a questão e discuta com o seu grupo:
http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Itens_liberados_...
PISA
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for InternationalStudentAssessment - PISA), também chamado popularmente no Brasil de Enem Internacional, é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada três anos. É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com vista a melhorar as políticas e resultadoseducacionais. As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática e Ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas. Em 2000, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências. O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com o foco novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012, é novamente Matemática; e em 2015, Ciências, além da inclusão de novas áreas do conhecimento: Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas.
Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-al... acesso em :19/09/2015

Esgana Gata
Esgana gata é o nome comum de um peixe chamado pelo nome cientifico de GasterosteusAculeatus vivem em águas doces tranquilas e ricas em vegetais. O esgana-gata tem três a dez espinhos dorsais livres situados à frente da barbatana dorsal. A forma ancestral do esgana-gata de três espinhos.
Os ossos pélvicos estão completamente soldados na linha média formando um escudo. O esgana-gata é um peixe que é fácil de manter em aquário. Durante a época da reprodução, o ventre do esgana-gata macho muda de prateado para vermelho, o macho atacará qualquer macho rival que entre no seu território e tentará dar lhe caça até o expulsar, se uma fêmea prateada se aproximar, o macho tentará guiá-la até ao seu ninho, para que ela ponha lá os seus ovos.
O Esgana Gata um peixe marinho coberto por uma "armadura" óssea protetora, mas cujos descendentes, em seus novos habitats de água doce, por diversas vezes e de maneira independente, evoluíram novas adaptações morfológicas e fisiológicas, como a perda do revestimento ósseo e dos espinhos, além de mudanças na tolerância à salinidade
O novo estudo publicado feito pelo grupo de Kingsley mostrou que cerca de 80% das alterações genéticas associadas as adaptações a água doce são provavelmente situados em regiões regulatórias, com apenas, cerca de 20%, afetando diretamente as regiões codificadoras dos genes, potencialmente alterando as proteínas por eles codificadas estudo completo disponível em:
http://evolucionismo.org/profiles/blogs/evolucao-paralela-em-peixes-esga... acesso em:14/10/2015

a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
O comportamento do peixe esgana-gata durante o período de acasalamento e reprodução, a ocorrência destes dois fenômenos. As competências, desempenho e preparo dos estudantes diante de uma situação problemas,resolução, interpretação, leitura, informação, conhecimentos amplos sobre diversos assuntos, domínios de conteúdos .A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea, o conhecimento dos alunos principalmente em matemática, ciências, leitura, interpretação. Tendo como objetivo principal a aprendizagem dos alunos e a qualidade de conhecimentos fornecidos aos estudantes das escolas públicas.

b) Discuta com seu grupo a importância de o estudante do Ensino Médio ser avaliado em relação a esses conhecimentos, de acordo com o que foi discutido na questão a.
Avaliar as competências como o domínio da linguagem, a construção de uma boa argumentação, tabulação, construção e interpretação de gráficos, registro de dados e resolução de problemas através de experiências, de confecção de material dando importância ao conhecimento cientifico, através de observação argumentação e resultado. As avalições são resultadosda qualidade de ensino e preparo dos estudantes para cada etapa do processo de aprendizagem, para medir o conhecimentodo aluno. A avalição também pode revelar ao professor se o método de ensino que ele está utilizando é eficiente. Através desta questão podemos verificar quais são as habilidades dos alunos em relação aos conhecimentos diversificados. Através de experiências e de investigação os alunos vão enfrentando novos desafios formando outros conceitos e adquirindo novos conhecimentos.

c) Como o ensino das Ciências da Natureza, no seu contexto de trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento desses conhecimentos? a) Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
Pela contextualização dos conteúdos das ciências da natureza permite melhor compreender o mundo que o rodeia e dos fenômenos da realidade. Atribui-se significados a aprendizagem, e desta formafavorece a construção e assimilação dos conhecimentos científicos e dá significado à aprendizagem, devendo ser tomada como princípio pedagógico no planejamento docente.
2. É comum associarmos investigação com experimentação nas salas de aula de Ciências da Natureza. No entanto, a experimentação no ensino de Ciências da Natureza, de maneira geral, é aplicada para se demonstrar algum conceito e, muitas vezes, tem somente como objetivo motivar mais o aluno para o tema. Ao contrário dessa concepção, tentamos mostrar nesta unidade que a investigação no ensino das Ciências da Natureza constitui-se por princípios orientadores da prática pedagógica. Esses princípios não necessariamente se concretizam por meio de atividades experimentais. Podem ser realizados também com a mediação de textos didáticos, textos de divulgação científica, exercícios, vídeos, atividades com características diversas. Cabe salientar que uma atividade experimental em que é solicitado ao aluno seguir um protocolo e as questões apenas confirmam o conceito estudado nas aulas teóricas precedentes, não contribui nem para o aprendizado nem para a construção de uma visão de Ciências da Natureza como discutido aqui.
Nos documentos abaixo, há três atividades experimentais sobre um mesmo tema. Aparentemente, as atividades se referem a temas de Biologia e os professores de Física e Química podem não se sentirem confortáveis em analisá-las. No entanto, as atividades pretendem criar possibilidades de o estudante vivenciar o pensamento e a argumentação científicos. Ao ser possível compará-las, enriquecemos esta reflexão. Por essa razão, convidamos a todos os professores a realizá-la, de preferência em grupos interdisciplinares.

I. Metabolismo das plantas. Orientações para o aluno. Acesse:
http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/me51.pdf
.
Atividade 2:

Como ocorre o transporte de água no corpo das plantas. Acesse:
http://labtrop.ib.usp.br/doku.php?id=projetos:restinga:restsul:divul¬ga...
Tais atividades buscam sistematizar a proposta de que a investigação deve ser tomada como princípio da prática pedagógica. Nos exercícios propostos, percebe-se que a atividade experimental confirmou o conceito estudado nas aulas teóricas relacionadas ao assunto em questão e contribuiu para o aprendizado, buscando a construção de uma nova visão sobre as ciências da natureza. Encaminhar as atividades pedagógicas a partir dos princípios apontados neste capítulo, constitui uma excelente oportunidade aos alunos para que eles possam argumentar sobre os conhecimentos discutidos. As comparações feitas, conforme a proposta do exercício em questão, enriquecem a reflexão.

II. Ecologia na restinga: sequência didática
Metabolismo das plantas: transporte de água no corpo das plantas
INTRODUÇÃO

No interior de um organismo vivo ocorrem processos bioquímicos de extraordinária complexidade. Esses processos constituem, em conjunto, o metabolismo.
O metabolismo inclui desde reações simples até bastante complexas como, por exemplo, a fabricação de alimento através da luz (fotossíntese). É o metabolismo que permite ao organismo crescer e se reproduzir, possibilitando assim a perpetuação das espécies.
MATERIAL PARA EXPERIMENTO 1 E 2
• pote plástico
• anilina (azul, amarelo)
• flor branca (rosa, palma, cravo e crisântemo)
• água
• estilete
• espátula
• pano
• 1 béquer de 150 mL
• Elódeasp
• 1 funil
• 1 tubo de ensaio
• solução de bicarbonato de sódio
• 1 suporte com lâmpada
PROCEDIMENTO
Experiência 1: Condução de água e nutrientes em plantas:
Descrição
Cada grupo encheu um pote com água (mais ou menos 3/4 do pote), adicionando uma espátula de anilina na água, mexendo bem para que dissolve-se, após foi feito um corte transversal no talo da planta conforme o esquema mostrado abaixo e rapidamente foi colocada na água, após trinta minutos de espera observou-se. Questionarapós trinta minutos.
1- O que aconteceu com a flor branca?
2- O que podemos provocar com este experimento?
Conclusão

Observou-se que após trinta minutos a flor branca teve uma mudança de coloração das pétalas, assumindo a tonalidade da anilina usada (amarelo e azul).
Com o experimento pode ser provado que existe um sistema de transporte de substâncias pelo interior do talo. A seiva a solução de anilina e água é deslocada de modo ascendente via vasos condutores até a extremidade da planta onde se encontra a flor.
Experiência 2: Fotossíntese
Cada grupo colocou a Elodeasp no bequer de 150 mL e cobriu com 1 funil emborcado (de cabeça para baixo), preencheu o béquer, bem como o funil com a solução de bicarbonato de sódio. Tomou cuidado para que a solução cubra também a haste do funil e não forme bolhas. Preencheu o tubo de ensaio com a solução de bicarbonato de sódio e acoplou à haste do funil, tomando cuidado para não entrar bolhas de ar no tubo, posicionar o experimento o mais próximo possível da fonte de luz, e o mesmo experimento na luz do sol (de acordo com o esquema ao lado). Verificando assim:
Observação: O bicarbonato de sódio é utilizado no experimento como fonte de CO2.
PERGUNTAS
1. O que aconteceu com a planta ?
2. A fotossíntese só ocorre durante o dia ?
3. Qual o produto da fotossíntese ?
Primeiramente analisou-se a reação que está ocorrendo pela adição de água e bicarbonato de sódio:
Conclusão:
Quando a planta tem água, gás carbônico e luz solar, ela consegue produzir o seu próprio alimento, que é a glicose (um açúcar). Durante a transformação da água e do gás carbônico em alimento, a planta libera oxigênio (O2) no ar.
As plantas fazem a fase clara da fotossíntese exclusivamente durante o dia, enquanto a fase escura e a respiração podem ocorrer em qualquer período, apesar de ser mais comum a respiração durante a noite, já que não há outro recurso energético que garanta a sobrevivência da planta com a ausência da radiação solar.
Sendo assim, os produtos finais da fotossíntese são a glicose e o oxigênio.

Reação:
Experiência 3: Transpiração
MATERIAL
• vaso com uma planta.
• saco plástico.
• pedaço de barbante.
Cada grupo buscou seu material para realizar o experimento, teve-se o cuidado de cortar o galho dentro de um recipiente com água, para não obstruir os canais condutores da planta, apos colocou-se uma das ramificações (galho) da planta dentro de um saco plástico e amarrou-se com um barbante.
Em seguida colocou-se o vaso ao sol durante 15 minutos.
Observação: Este experimento realizou-se com folhas de fico, planta encontrada no pátio da escola.
PERGUNTAS
1. O que você observou?
2. Por que isto aconteceu?
3. A expressão: “a Amazônia é o pulmão do mundo” não está correta. Você saberia dizer quais são os grandes produtores de oxigênio em nosso planeta?
4 . Você pode afirmar que sem as plantas não haveria vida no nosso planeta? Explique.
Conclusão:
Houve a formação de gotículas de água dentro do saco plástico, a partir do vapor da transpiração da planta, que se condensam ao contato com a superfície mais fria. Isso acontece devido a maior parte da água absorvida pelas plantas evaporar pela parte aérea para o ar circundante. A perda de água na forma de vapor
Dá-se o nome de transpiração.
Quando ouvimos a expressão “a Amazônia é o pulmão do mundo”, equivocadamente acredita-se que sim, isso não é verdade pelo fato da floresta apesar de consumir CO2 enquanto vivas e liberarem O2 , promovendo assim o equilíbrio, quando mortas fazem o processo contrário. O pulmão do mundo são as algas que são responsáveis por jogar quase 55% de todo o oxigênio produzido no planeta.
Quando pensamos nas plantas poderíamos pensar que sem elas não haveria vida no planeta, se pensarmos que o planeta vive em harmonia, sua cadeia alimentar está em perfeita ordem sistemática, as plantas sendo tratadas como organismos classificados de produtores, sem a sua existência associada a produção de oxigênio e alimento para os outros seres, a vida como a conhecemos seria inviável.
Para concluir o experimento, foi proposto uma palavra cruzado, com os seguintes questionamentos:
PALAVRAS CRUZADAS
1. Transformação da energia solar em energia química, com a produção de alimento para a planta. Fotossíntese
2. Principal processo de perda de água em forma de vapor pelas plantas e demais organismos. Transpiração
3. Transporte de água e nutrientes por toda planta através de feixes condutores. Condução
4. Pigmento responsável pela absorção da luz durante a realização da fotossíntese. Clorofila
5. Conjunto de processos físicos e químicos realizados pela célula. Metabolismo
Conclusão
O experimento foi capaz estimular a construção de explicações a partir das observações e produzir representações que sintetizaram as atividades práticas. Encaminhamentos dessa natureza vão mediar novas discussões, tendo como ponto de partida o contato com novos conhecimentos. Nesse sentido, os experimentos constituem fatores que podem acelerar a obtenção dos resultados, visto que as atividades práticas propostas são capazes de instigar outros questionamentos que, investigados, irão contribuir para uma abrangência maior, no que se refere à aquisição do conhecimento.

Para concluir a proposta do experimento é que os próprios alunos realizem a prática, muito diferente do que o professor manusear os materiais e reagentes, onde os alunos apenas apareçam como ouvintes, o entendimento e a percepção das reações e transformações que estão acontecendo é muito mais visíveis.
Contextualização
Podemos aplicar estas atividades contextualizando na realidade do aluno trabalhando com os peixe da região, fazendo uma investigação cientifica, sobre o comportamentos dos peixes, o estudo de cada espécie, os peixes em extinção, educação ambienteda importância de seguir a recomendação da lei não pescar na época da piracema, fazer um levantamento e catalogar as espécies encontrada nos rios da região.
Na experiência Metabolismo das plantas. disponível em:: http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/me51.pdfPodemos aplicar aos alunos pois encontra –se as mesmas plantas na região. Podemos fazer também experimentação com outras plantas.
Ecologia na restinga: uma sequência didática argumentativa. Atividade 2: Como ocorre o transporte de água no corpo das plantas. Acesse: http://labtrop.ib.usp.br/doku.php?id=projetos:restinga:restsul:divulga:a...
Podemos trabalhar transporte de água no corpo das plantas fazendo experiências com outros tipos de plantas encontrada na região. As experiências despertam a curiosidade e o desejo de aprender outros conhecimentos contribuindo para uma formação de qualidade de nossos alunos.
Todas as atividades relacionado poderão ser trabalhada em todas as disciplinas como por exemplo ao trabalhar na disciplina de biologia, física ou química, estas disciplinas para entender os processos transcritos nas atividades precisarão de conhecimentos de matemática chamado de Modelagem Matemática, ao desenvolver a modelagem ela entre em outros campos do conhecimentos, a medida que vai desenvolvendo vai buscando outros conteúdos de matemática que necessariamente vai precisando de explicações de outras áreas do conhecimento.

Referência
http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-al... acesso em : 19/09/2015
Disponível em: http://www.aguaonline.net/gca/?id=217 acesso em14/10/2015
Disponível em: http://www.uel.br/projetos/pactoensinomedio/pages/arquivos/o_comportamen... acesso em14/10/2015
http://evolucionismo.org/profiles/blogs/evolucao-paralela-em-peixes-esga... acesso em 14/10/2015