Projeto EMDiálogo, Fortaleza- Ce
Comunidades:
- Logue-se para poder enviar comentários
Coordenação do Portal
Feito em parceria pela Rede de universidades EMdiálogo
UFF, UFMG, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFRN, UFSCar/Campus Sorocaba, UFG/Campus Catalão
Comments
O tempo
A intervenção realizada pela Equipe EMDiálogo sobre a questão do tempo foi muito interessante, porque ela nos faz pensar sobre como os jovens e as jovens se relacionam com o tempo; como nele se movem, que tramas e enredos nele tecem; como o aproveitam ou o utilizam. O tempo é uma categoria cheia de sentidos e significados, tem uma estreita relação com o que se faz nos espaços onde vivemos e construímos nosso existir. É importante olhar para o tempo escolar e perceber o que os jovens e as jovens fazem com ele: só estudam, constroem sonhos, provocam mudanças em si e nos outros, crescem e se desenvolvem?
Não existe só o tempo histórico, cronológico, físico. Existe o tempo psicológico, o tempo em torno do qual a alma humana juvenil nevega, é um tempo subjetivo. Como esses tempos atravessam a vida dos jovens e das jovens? Como se influenciam e se conformam na produção da condição juvenil na escola?
Tem muita coisa para se refletir sobre esse assunto. Vamos conversando, eu levantei uma porção de indagações. Quem se arrisca a uma opinião?
Abraço!
tempo subjetivo x tempo cronológico
Olá Seu Osmar .. bela reflexão!
Sabe uma das minhas indagações é saber se a escola estar acompanhado os alunos. Se esta instituição está acompanhando esse termpo subjetivo, pois na maioria das vezes é o tempo cronológico que se destaca mesmo. Contudo, será que a vida pede só isso mesmo? Tenho observado que a ''escola-instituição'' e ''escola-pessoas'' percebem o tempo subjetivo dos alunos numa outra dimensão que está fora da realidade juvenil.
O vídeo registra bem um início de conversa.
Parabéns a sua equipe!
Vamos conversando!