POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A MATEMÁTICA CURSISTAS DO COLÉGIO ESTADUAL LINDOESTE-EFM

POSSIBILIDADES TEORICO-METODOLÓGICAS PARA A MATEMÁTICA

A matemática pode ser abordada de maneira a pensarmos em uma disciplina muito mais abrangente que apenas números e expressões. Ela tem papel preponderante no desenvolvimento intelectual  do educando, levando-o a se desenvolver criticamente perante diversas situações, e idealizar soluções práticas para as mesmas situações, sejam em âmbito numérico ou em outra natureza. É comum nos depararmos com as aversões à matemática, talvez pelo fato de essa disciplina ser abordada somente pela matemática, não sendo associada às outras.
Podemos utilizar muitas formas de abordar a matemática, em várias disciplinas, bem como trabalhar conteúdos de outras disciplinas dentro do universo matemático. Para isso, portanto, é necessário o conhecimento e o domínio do assunto estudado, e somente uma boa preparação pode proporcionar uma abordagem interdisciplinar. A escola deve se organizar para garantir momentos de encontros entre as áreas do conhecimento, primando pelas trocas entre os professores, desenvolvendo um trabalho coletivo.
A matemática pode abordar assuntos de diversas outras disciplinas. Em biologia, por exemplo, assuntos como genética, ciclo reprodutivo, entre outros, pode ter uma relação direta com a matemática e vice-versa, basta uma se colocar paralela à outra e desenvolver as discussões e abordagens de forma conjunta. Em artes, muitos conceitos matemáticos podem ser estudados, como o desenho do tamgram e os demais desenhos geométricos, as representações geométricas entre outros. Em história as datas históricas, a contagem dos tempos, séculos, milênios, entre outros, é uma rica fonte de troca entre esta disciplina e a matemática. Em geografia temos a questão do tempo, das temperaturas, do clima, quantidade de chuva, altitudes, longitudes, distâncias, contagem populacional, enfim, muitos conteúdos que podem facilmente se interligar com a matemática. Em química e  física a maioria dos conteúdos também apresentam sua natureza matemática e podem ser explorados m caráter interdisciplinar.