Em um tempo em que vários tipos diferentes de mídia invadem o dia a dia (sem hífen, por causa do novo acordo) dos jovens, o trabalho com diferentes linguagens pode ser um grande aliado da escola na formação dos seus alunos. Para não ficarmos à margem de todo esse processo, muitos professores buscam utilizar essas novas linguagens midiáticas como instrumentos pedagógicos que contextualizem os assuntos escolares com a vida dos alunos “extramuros”.
Aqui na comunidade “Literatura para quê?”, já houve interessante artigo sobre livros que são transformados em jogos [http://www.emdialogo.uff.br/content/cl%C3%A1ssicos-transformados-em-jogos-online], por exemplo.
A Petrobrás é grande patrocinadora de produções audiovisuais brasileiras. Uma das ferramentas de fomento para essas produções é o portal “Porta Curtas” [http://portacurtas.org.br/]. Neste espaço virtual, muitas produções nacionais são disponibilizadas para o público. Há excelentes vídeos que nos permitem termos conhecimento maior da qualidade do cinema brasileiro, além da grande variedade cultural de nosso país.
Uma seção deste portal a que me refiro é o “curta na escola” [http://www.curtanaescola.org.br/], na qual os filmes são selecionados e organizados com indicação para uso em sala de aula. Há interessantes dicas e propostas pedagógicas que podem gerar ótimos debates nos mais diferentes níveis de ensino.
Os curtas adaptados ou inspirados de obras literárias também não ficam de fora do “Porta curtas”!
Farei, a seguir, uma pequena lista com alguns deles.
1- Vestido Dourado
Link: http://portacurtas.org.br/filme/?name=o_vestido_dourado
Sensacional curta produzido por ex-alunos do curso de cinema e audiovisual da UFF. A proposta é simples e o filme cumpre o que promete: é um conto de fadas gay moderno. Ótimo para a discussão literária, além do tema transversal da sexualidade.
2- O enfermeiro
Link: http://portacurtas.org.br/filme/?name=enfermeiro
Adaptação do conto homônimo de Machado de Assis. Senhor idoso à beira da morte narra para seu enfermeiro o maior segredo de sua vida, lembrando-se da época em que ele mesmo cuidara de um coronel amargurado, violento.
3- O famigerado
Link: http://portacurtas.org.br/filme/?name=famigerado
O vídeo é uma adaptação quase literal do conto de mesmo nome de João Guimarães Rosa. "Famigerado" conta a história de Damásio, jagunço aposentado, morador da Serra do xxxxx. Certo dia, um moço do Governo que por lá se encontrava, comete a ousadia de referir-se ao jagunço como um "famigerado..."
4- 10 centavos
Link: http://portacurtas.org.br/filme/?name=10_centavos
Livremente inspirado no romance Capitães da areia, de Jorge Amado. Nesse curta compartilhamos de dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.