Para que serve o rio da minha escola

Esta unidade de ensino tem por princípio levar o aluno a uma atitude de pesquisa investigativa, envolvendo-o diretamente na resolução de um problema, se os alunos sabem para que serve o rio ou se o reconhecem como tal. A pesquisa exige a  participação do aluno nas etapas de planejamento prévio  que envolvem o conhecimento deles, as hipóteses levantadas,  pesquisa de campo, planejamento do procedimento experimental, da execução do experimento e análise bem como a discussão dos dados. Tal participação pode se dar de diferentes maneiras de acordo com os diferentes níveis de percepção.

JUSTICATIVA
O  trabalho interdisciplinar proposto,  é uma prática que possibilita abranger as várias ciências: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas,  propondo assim uma unidade na prática docente. Também leva o aluno perceber que o ensino não acontece de forma fragmentada e muitas vezes passa pelo cotidiano do mesmo.
Este trabalho  busca levar o aluno a construir o conhecimento  sobre a bacia hidrográfica do entorno da escola, e entender (o rio ) como um rio do entorno da escola. Levando  a  percepção, questionamentos, levantamentos e debates  referentes aos inúmeros problemas que os rios urbanos sofrem, e como isto interfere na sociedade como um todo pelo enfrentamento da falta de água e os alagamentos sofridos pelas constantes chuvas. É necessário proporcionar aos alunos atividades diversificadas sobre a temática para que estes possam se conscientizar da importância de preservar a água bem como usá-la de forma consciente.
OBJETIVO
Geral
• Promover a conscientização da comunidade escolar no tocante à  importância da preservação, e uso consciente dos recursos hídricos.
Específicos
• Promover atividades diversificadas contribuindo para a conscientização.
• Identificar os corpos hídricos municipais e a sua relação com a sociedade.
• Proporcionar identificação das pequenas atitudes individuais e coletivas relacionadas a preservação dos corpos d'água.
• Pensar em uma maneira de chamar a atenção da sociedade para a situação do Rio do Engenho através da arte.
METODOLOGIA
A atividade relatada foi desenvolvida com os alunos do Colégio Estadual Campos Sales E.F. E.M. E.P. De Campina Grande do Sul – PR. Onde os professores em conjunto definiram o tema e os objetivos específicos a serem trabalhados em cada disciplina, escolhendo dentro do possível conteúdos que possam contribuir na interdisciplinariedade do projeto. Ao final do período do projeto os resultados.

Disciplinas:
ARTE: Discussão com os alunos sobre o conceito de Intervenção Urbana. Pesquisa e discussão sobre as intervenções urbanas “Trampolim”, “Aquário Morto”, “Caiaques” e “Pets” de Eduardo Srur para a partir da leitura destas obras criar junto aos alunos um projeto de Intervenção Urbana buscando chamar a atenção do povo de Campina Grande do Sul para a poluição presente no Rio do Engenho, buscando levar os munícipes a ter atitudes positivas em relação à preservação do rio.
EDUCAÇÃO FÍSICA: A importância da água para o corpo na realização de atividade física.
LÍNGUA PORTUGUESA: Realizar a leitura de textos sobre a poluição da água para posterior  discussão a respeito do assunto abordado no texto.
  Convidar um profissional da área de saneamento básico da região para palestrar na escola a respeito dos malefícios causados a nossa saúde quando ficamos expostos em um ambiente poluído.
Produção Escrita: Gênero textual : carta
Escrever uma carta para o secretário do meio ambiente, explicando o que está acontecendo com os recursos hídricos de sua cidade.,
HISTÓRIA: Pesquisa sobre as famílias ribeirinhas do Rio do Engenho em diferentes épocas. Levantando relatos dos moradores ribeirinhos sobre a relação destes com o rio em questão.
GEOGRAFIA:  Observação in loco do rio, sua inserção na bacia hidrográfica do rio Palmeirinha, a importância das bacias hidrográficas e como o Plano Diretor planeja o uso das bacias hidrográficas do municipio. Levantamento dos problemas ocasionados pelo assoreamento do rio, bem como pela perda da mata ciliar e suas consequências para a sociedade.
FÍSICA: Trabalhar os vários tipos de poluição ambiental existentes (poluição sonora – no contexto físico dos níveis de intensidade sonora; poluição química- no contexto da Física Moderna dos resíduos radioativos dos metais pesados; Poluição por dejetos sólidos, líquidos e gasosos -no contexto da deposição de lixo doméstico e industrial nos rios), ressaltando a poluição da água. Por meio do aprofundamento sobre os tipos de poluição, identificar como ocorre a poluição da água e pela observação do rio entorno da escola, procurar descobrir os principais focos de poluição presente, que pode ser feita por registros através de fotos e coletas de materiais.
INGLÊS: Elaboração e apresentação de um jornal. Pesquisa na internet, jornais, revistas para a confecção de jornal televisionado.
Estudo de alguns sonetos para a percepção da estrutura, rima e métrica. Solicitação que em dupla elaborem um soneto com a temática Água e socializem para os colegas de sala.
Confecção de um jornal contendo alguns cadernos abordando a temática chuva, visto que tem ocorrido em nossa cidade, estado e país chuvas constantes, as quais são importantes, mas também trazem prejuízo.
MATEMÁTICA:  Foram desenvolvidas atividades em torno da taxa de esgoto na  conta de água,        referente a população do município, estimulando a percepção da aplicação (ou não), destes recursos na região em análise. A conversão de  medidas utilizadas para aferição da água consumida mensalmente (m³). Estudo da função que representa como é feito o cálculo para determinar o valor a pagar dependendo da quantidade de água consumida.
BIOLOGIA: Microrganismos (análise microbiológica da água), verminoses transmitidas pela água contaminada, estados físicos da água na natureza e o ciclo da água.
QUÍMICA: coleta e análises físico-químicas de amostras da água dos rios Engenho e Roseira. Parâmetros de potabilidade (caráter ácido-base de águas fluviais e sua relação com a manutenção do ecossistema). Relação entre contaminação do solo e contaminação da água. Descarte apropriado e tratamento de resíduos.
FILOSOFIA: A filosofia da água. Trabalhou-se as imagens da água (Arte) a essência da água (reflexos, superfícies, a beleza, som).
SOCIOLOGIA: Texto: Desigualdade Social. Leitura e interpretação. Debate sobre o crescimento desordenado no entorno do rio, suas causas e consequências para a comunidade.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Relatar as doenças provenientes das águas contaminadas, tanto pela ingestão como pelo contato e suas consequências.
LIBRAS: Pesquisa e aplicação de grande variedade de sinais específicos ao conteúdo, elaboração de vídeos em libras, com áudio e legenda, para ser efetiva a orientação tanto dos alunos, como da comunidade surda local.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final do projeto foi organizada uma exposição para toda a comunidade escolar, dos trabalhos realizados em todas as disciplinas. Após a realização desta ação interdisciplinar é possível perceber o envolvimento e dedicação dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas, bem como é visível que ocorreu uma maior conscientização e compromisso com as causas ambientais, em especial a questão de economia da água. Para os professores foi uma experiência importante que gerou a oportunidade de refletir e analisar a forma como aconteceu a interdisciplinaridade, os erros e acertos, para que numa próxima oportunidade possa ser aperfeiçoada; afinal é uma nova ferramenta com a qual estamos aprendendo a trabalhar.
Alguns alunos, representando a comunidade escolar, foram numa visita a SANEPAR- Companhia de Saneamento do Paraná para uma entrevista com um funcionário, a quem foi indagado questões referentes ao tema abordado, mais especificamente sobre saneamento básico e o tratamento da água.

Professores participantes:
Adriane Macedo
Alexandre Alves
Alex Gonçalves
Alex Souza Vitorio
Algacir Gaspar
Danielle Silva
Débora Santos
Deusimari Martins
Flávia Zornoff
Gilson Silva
Gleici Kiche
Kelly Luiz
Luciana Mocellin
Lusicler Werneck
Márcia Kiche
Maria Aparecida Oliveira
Maria Izabel Itararé
Marlene Kaled
Mayra Inês do Carmo
Maysa Nara Eisenbach
Rosimeire Thomazini
Simone Freitas
Sônia Mocellin
Wany Schwartz