Alguns dos principais desafios é colocar em prática o ensino integral e o ensino médio inovador, outro desafio é motivar esse aluno, conseguir que ele se concentre, participe.
Que nós professores consigamos entender e pôr em prática as múltiplas aprendizagem, levando em conta as características cognitivas do nosso alunado.
Ainda há dúvidas entre os colegas sobre o ensino integral, há ainda o medo da desconstrução do conteudismo, esse integral irá abranger outras características dessa integralidade, exemplo, música, teatro, apontando para múltiplas habilidades de aprendizagem.
A política e o sistema vigente não condizem com os desafios que temos em sala de aula, como por exemplo, para dinamizar e chamar a atenção dos alunos seria muito mais interessante se pudéssemos levar os alunos pra vivenciar o conhecimento, para que então eles possam se apropriar desses conteúdos se tornando críticos e ativos.
O perfil do nosso aluno está em grande parte na classe média baixa, muita, porém não todos, estão no mercado de trabalho. Grande parte tem acesso á tecnologia, construindo o perfil cultural nossos alunos muitos estão envolvidos nos movimentos das igrejas (grupos de jovens), têm o hábito de fumar arquile e tomar tererê, reúnem os colegas em casa, ou irem ao gramadão (espaço verde perto da escola)