Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Questões para o debate - Domingos Leite Lima Filho
Title: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Questões para o debate - Domingos Leite Lima Filho
Link para o arquivo:
http://www.fecilcam.br/educacaoelinguagens/documentos/v3n4/09-23.pdf
Autor/es/a/as:
Amanda Souza Ribeiro
Autor/es/a/as:
Ricardo Fernandes Pátaro
Ano:
2014
Palavras-Chave:
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Palavras-Chave:
Diretrizes; Ensino Médio; Legislação
Palavras-Chave:
Ensino Médio
Formato:
Texto Fonte:
Revista Educação e Linguagem
Universidade Estadual do Paraná
Tipo de Documento:
Entrevista
Idioma:
Português - Logue-se para poder enviar comentários
Comments
concordo com . Domingos Leite Lima Filho:
CONCORDO COM DOMINGOS LEITE LIMA FILHO QUANDO DIZ
QUE O ALUNO TEM QUE TER CONDIÇÕES DE TRANSPORTE,
SAÚDE,ALIMENTAÇÃO E QUE O PACTO SÓ AVANÇARÁ SE ESSAS
CONDIÇÕES TAMBÉM FOREM CUMPRIDAS.
Mínimas necessidades.
Colégio Estadual Dídio Augusto de Camargo Viana.
Orientadora: Professora Elaine Pires Teixeira Ifanger.
Realmente, o aluno que não está bem alimentado, que não vem pra sua escola de maneira digna, desde transporte, como vestuário, saúde, dificilmente, terá um dia ou noite produtiva na sua escola. O problema, do enfraquecimento do nosso ensino médio, infelizmente, tem uma raiz maior que imaginamos. Fatos para discussão!
Condições precárias
O aluno do ensino médio noturno necessita de um planejamento específico, que atenda às suas necessidades e interesses. Não se pode compará-lo ao aluno diurno ou vespertino, que consegue dedicar-se integralmente aos estudos. Mesmo os horários tem que ser flexíveis,uma vez que nem sempre ele pode estar na escola no hora desejada. Seu foco de interesse também é bem particular, e deve se levar em conta isso para que o planejamento resulte em dados positivos.
mínimas necessidades
Concordo com sua posição professora Elaine no que diz respeito aos problemas que nossos alunos enfrentam e que são relevantes para discussão.
Condiçoes reais dos alunos de ensino médio
Bom dia! Acho de total relevância a questão discutida pelo professor Domingos sobre as necessidades urgentes a serem solucionadas aos alunos de ensino médio. Nos deparamos com problemas que vão além da sala de aula que interferem no comprometimento e assiduidade dos alunos na escola. Muitos de nossos alunos necessitam trabalhar em tempo integral para ajudar no sustento da família e quase sempre não tem disposição para estudar mais um período. A realidade social é um agravante nesse sentido porque muitas famílias dependem de ajuda e as prioridades quase sempre não é o estudo. Torna-se então difícil querer ensinar um aluno que muitas vezes tem de se preocupar com questões que seriam pertinentes, em determinada fase da vida, apenas aos pais.
Desafios do Ensino Médio.
Para realizar um aprendizado que todos queremos, necessita-se de dar sentido ao conteúdo, tornando a interdisciplinaridade uma prática pedagógica real, aumentando assim o interesse dos alunos. Com uma construção de conhecimento, torna-se mais fácil enfrentar um dos maiores desafios educacionais, que é a permanência dos alunos na escola, já que o índice de abandono está maior a cada ano. O MEC vem apostando na educação profissional, garantindo aos alunos programas e projetos institucionais (Ensino Médio Inovador) amenizando então o problema de evasão escolar, mas ainda precisamos de muito mais, principalmente capacitação dos profissionais da educação. Este é um esforço que vale a pena realizar, já que buscamos defender um ensino de qualidade.