ATIVIDADES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
PERCURSO INVESTIGATIVO
Título: Mobilidade urbana
Autor (a): Professores dá área de humanas
I. Objeto de estudo (caracterização da situação-problema
Qual é: Transporte público x privado
O porquê: Falta de uma oferta adequada à demanda de transporte
II.
Problema 1: Engarrafamento no trânsito.
Problema 2: Má qualidade de vida da população.
Sub (Problemas): Stresse, tensão, ansiedade
Sub (Problemas): poluição, violência
III. Desenho do plano de investigação
Como vou solucionar os problemas? No geral:
Maior investimento em transporte público e privado.
Que práticas irei desenvolver para cada problema.
Para o problema 1: Maior investimento em ciclovias entre Regiões Administrativas do DF (“Cidades Satélites”)
Para o problema 2: Investimento em transporte público coletivo
IV. Como se enquadra o objetivo nos conteúdos programáticos de ensino médio?
Em que ano?
No primeiro ano do Ensino Médio
Porquê nesse ano?
Porque neste ano os alunos começam a vivenciar problemas relativos aos problemas de transporte público, muitos alunos vivem no entorno do DF e/ou outras cidades dentro do DF
V. Execução prática do plano de investigação.
Realização da investigação:
Como? (teoria e prática).
Indique como pretende colocar o plano em ação (materiais que vai usar e procedimentos)
• Realização de audiências públicas com a comunidade escolar para discussão de possíveis soluções
• Projeto de conscientização de respeito às Leis de Trânsito (Conhecimento do Código de Trânsito)
• Vídeos sobre acidentes de trânsito
VI. Interpretação e avaliação dos resultados versus processos.
Aprofundamento do conflito conceitual e processual
Seminários, debates, encenações, maquetes, enquete sobre as soluções propostas. (Temas que gostariam que fossem abordados)
A partir das ações propostas, os alunos irão elaborar uma diss