Matemática. Caderno V. Ação Reflexão 1. Colégio Estadual Professora "Maria de Lourdes Rodrigues Morozowski". Paranaguá/PR.

"Arial","sans-serif";mso-fareast-font-family:"Times New Roman";color:#0D0D0D;
mso-themecolor:text1;mso-themetint:242;mso-fareast-language:PT-BR">Colégio Estadual Professora “Maria de Lourdes Rodrigues Morozowski”. Caderno V. Reflexão e Ação 1.
Orientadora: Raquel Tavares Barbosa Moreira. Professores: Antonio Carlos de Oliveira Junior. Claudia Daniele Santos Batista. Francisco Cordeiro. Jeferson Sivek. Luciano Schimitt. Maria Angélica Mantovani Casagrande. Nádia Cristina Sermanovicz. Neila Cordeiro de Carvalho. Nilson Mariano. Rita do Carmo e Vivian Catharina Gomes Rebelo.

A inter-relação da Matemática com as diferentes áreas do conhecimento.

Ao analisarmos a disciplina de matemática como fator principal para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, se faz necessário ter como foco a utilização dessa área do conhecimento, contextualizada, como qualquer outra, auxiliando assim, na sua formação humana. Diante disso, pode-se observar a utilização da matemática em outras disciplinas, dando sentido ao conteúdo trabalhado.

No entanto, verifica-se que atualmente o ensino nas instituições tem adotado uma filosofia que compõe um conjunto de aprendizagem que direciona os educandos para os diversos tipos de processos seletivos, como vestibular e/ou mercado de trabalho.

É importante fazer com que o estudante compreenda que, a matemática está relacionada a outras áreas do conhecimento e que o ensino pode contribuir para desenvolver uma atitude positiva face à matemática e, de modo mais amplo, face à ciência. De fato, levar os estudantes a desenvolver o espírito crítico, a capacidade de argumentação, a criatividade, como também curiosidade de formular hipóteses e procurar validá-las.

justify;line-height:normal">Componente curricular

justify;line-height:normal">Breve descrição da atividade

justify;line-height:normal">Tipos de pensamento matemático envolvidos

normal">Inglês

normal">Através de uma receita culinária será utilizada as medidas matemáticas para mensurar a quantidade de alimentos.

normal">Pensamento Indutivo

normal">Educação Física

normal">Será feito o cálculo do índice da massa corporal.

normal">Indutivo

normal">História

normal">Identificar a distância entre continentes, a tecnologia de navegação existente no final da Idade Média e começo da moderna, os formatos geométricos e medidas das velas que davam maior dirigibilidade e rapidez as naus pelo controle do vento e adequação da direção, podendo expandir a navegação e consequentemente o comércio, exploração, etc.

normal">Indutivo, lógico dedutivo e não determinismo.

normal">Geografia

normal">Analisar a população do Brasil, das regiões e em cada estado, em sequência observar a população e a área territorial para obter a população relativa, para então comparar quais estados possuem maior concentração de pessoas/habitantes por Km.

normal">Indutivo

normal">Química

normal">O aluno observará que as camadas atômicas (eletrosfera) que contornam o núcleo são representadas por círculo, divididos em sete etapas que se inicia de forma crescente e finaliza de forma crescente obedecendo uma pesquisa de tabela periódica que obedece uma organização pré existente.

normal">Indutivo, lógico indutivo e não determinístico.