LIXO ELETRÔNICO

REFLETINDO SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NA ATUALIDADE

Adelaide Alves Rodrigues dos Santos
Aparecido Alves de Andrade
Cristina Bazanela Souza
Gilbran Solcia
Irene Alves Rodrigues
Levi Alves de Andrade
Márcia Kovalczuk Oliveira
Williams David Pinel

RESUMO

Muitos são os problemas ambientais vistos na atualidade, dentre eles encontramos o aumento do descarte incorreto do lixo eletrônico, também chamado de e-lixo. O uso de aparelhos eletrônicos vem crescendo a cada dia, gerando também o número crescente de eletroeletrônicos despejados do ambiente, provocando sérios problemas ambientais. O “consumismo” observado na sociedade, faz com que aparelhos eletrônicos sejam descartados muito rapidamente, fazendo com que os mesmos se tornem obsoletos, antes mesmo de envelhecerem, quebrarem ou perderem sua utilidade. Discutir esta realidade com alunos na escola, proporciona maiores reflexões e mudanças de posturas frente a esta problemática, com isto, propôs-se o trabalho com alunos do Ensino médio e Ensino Médio Integrado em Informática com faixa etária entre 15 e 18 anos do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida em Mariluz –Pr.

Palavras-Chave: Lixo eletrônico; Meio ambiente; E-lixo.

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade altamente tecnológica, com equipamentos cada dia mais modernos, e com toda evolução tecnológica os aparelhos como celulares e computadores estão cada vez mais leves e menores.
Vê-se que de uma década para cá o uso destes aparelhos eletrônicos vem crescendo, havendo uma aceleração em sua produção e venda, pois hoje já é comum computadores de uso domiciliar, mas todo este crescimento gera também o desuso, o descarte cada dia mais rápido de aparelhos eletrônicos, principalmente celulares, gerando o chamado lixo eletrônico ou e-lixo.
Esta acelerada obsolescência dos equipamentos eletroeletrônicos, tem se destacado como um problema ambiental grave, demonstrando que o descarte destes materiais representa o tipo de resíduo que mais cresce mundialmente.
Diante disso, propõem-se atividades e ações voltadas a criar discussões e reflexões no interior da escola, com alunos do curso de ensino médio, para que os mesmos pesquisem e busquem alternativas locais para o descarte correto de materiais eletrônicos.  

LIXO ELETRÔNICO E O DESCARTE ADEQUADO DESTES MATERIAIS

Lixo eletrônico segundo Gerbase e Oliveira (2012, p.1487) “constitui-se de eletrodomésticos, computadores, rádios, televisores, celulares e outros que estejam estragados, obsoletos ou quebrados”. Este tipo de lixo é composto geralmente por plástico, ferro, metais e vidro.
Lima (2008, p.2) esclarece que o e-lixo é o gênero de resíduo que mais cresce no mundo, pois segundo dados das Nações Unidades atualmente são jogados fora de 20 a 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos anualmente.
Sabe-se que o lixo eletrônico possui características próprias que o difere do lixo comum, sendo um lixo volumoso, que possui componentes perigosos como muitos metais pesados necessitando de uma gestão eficaz para uso e descarte adequado.
“As placas de circuito impresso estão presentes em praticamente todos os equipamentos da indústria de eletroeletrônicos e são importantes componentes de computadores” (GERBASE; OLIVEIRA, 2012, p.1487)
Nestas placas estão presentes vários materiais valiosos como o ouro,  prata, níquel e outros. Veit apud Gerbase e Oliveira (2012, p.1487) especifica que existe cerca de 17 gr de ouro por tonelada de resíduo de placas de circuito impresso.
No lixo eletrônico, portanto, são encontrados metais e compostos nocivos ao meio ambiente e o descarte inadequado destes pode ocasionar graves problemas ambientais.
Percebe-se que a geração de resíduos sólidos vem tomando proporções surpreendentes em função dos hábitos da “sociedade de consumo” que olha com absoluta naturalidade a substituição de produtos e bens (LIMA et al, 2008).
O manejo inadequado de resíduos sólidos gera desperdícios, tornando-se uma ameaça a saúde pública, agravando a degradação ambiental comprometendo a qualidade de vida das pessoas. Contudo, observa-se a ausência de diretrizes e políticas públicas eficazes para o descarte de lixos eletrônicos o que torna este problema visto na atualidade ainda mais grave.
Segundo Pereira et al., (2010):

No Brasil, apesar de legislações vigentes sobre proteção ambiental, é fato que as empresas ainda precisam investir em educação ambiental mais acentuada e continuada, visto que os resultados são de grande interesse para a classe empresarial (PEREIRA et al., 2010, p.129).

Mas, nesta realidade atual se encontra novas oportunidades de negócio e de aprendizado, pois a reciclagem e o reaproveitamento de diversos produtos eletroeletrônicos pode gerar renda para diversas novas empresas deste ramo de negócio.
“O que pode parecer inútil e obsoleto para Instituições modernas e bem equipadas pode fazer grande diferença para milhões de pessoas que ainda estão excluídas da era digital” afirma Lima et al., (2008, p.3). Assim, à medida que percebemos que as questões relacionadas ao e-lixo afetam de maneira direta a todos nos, é necessário que a escola também se preocupe e direcione ações sobre esta questão.
Toda metodologia desenvolvida na escola para tratar sobre o e-lixo deve ter como objetivo conduzir os educandos a novas atitudes e hábitos em favor da preservação ambiental, com orientação e incentivo no desenvolvimento de ações responsáveis com o meio no qual estão inseridos.

MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada em uma pesquisa bibliográfica básica para reflexão inicial com os alunos e ainda o desenvolvimento de atividades práticas com alunos dos cursos de Ensino médio e Ensino Médio integrado em Informática com faixa etária entre 15 e 18 anos do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida em Mariluz -Pr.
Como encaminhamento das atividades foram desenvolvidas ações no laboratório de informática, leitura e interpretação de textos jornalísticos e elaboração de redações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Como descrito inicialmente propôs-se refletir sobre toda informação pertinente sobre o tema “Lixo eletrônico” para que os alunos pudessem ter uma base teórica para prosseguir com as atividades propostas.
Diante do tema apresentado, os alunos foram instruídos a pesquisarem sobre o e-lixo, as causas, os problemas ambientais ligados ao descarte inadequado, as legislações existentes ou não, a existência de empresas que reciclam ou reaproveitam estes produtos.

 

 

Neste momento, os alunos demonstraram grande entusiasmo no decorrer desta atividade, despertando a curiosidade e criatividade na busca por informações. O professor orientou aos alunos para que pudessem registrar seus resultados para posterior apresentação aos outros colegas de sala.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao desenvolverem suas redações pode-se perceber que este assunto abordado gerou muitas discussões e contribui grandemente para a formação de ideias e conceitos a respeito do uso e descarte de materiais eletrônicos. A criatividade, a proposta de soluções locais e até mesmo globais surgiu, demonstrando o entrosamento e interesse dos alunos pelo tema sugerido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que diante de todo trabalho desenvolvido abordando o tema lixo eletrônico, muito se pode construir de conhecimentos e novas ideias contribuindo para a formação integral do aluno.
Trabalhar temas ligados ao ambiente e ainda aliar assuntos atuais como o e-lixo na escola, significa interagir com o aluno e demonstrar que aspectos como a sustentabilidade e consumo consciente são essenciais nos dias de hoje, devendo os mesmos serem abordados principalmente na escola.
A avaliação quanto ao trabalho e atividades desenvolvidas foram realizadas em todos os momentos das sequências didáticas. Foi considerado neste momento, todas as contribuições individuais e grupais dos estudantes, verificando a mudança de atitudes frente as ações e o estímulo do consumo consciente, sempre se preocupando com o descarte correto de todo material eletroeletrônico.

REFERÊNCIAS

GERBASE, E.A.; OLIVEIRA, C.R. de. Reciclagem do lixo de informática: uma oportunidade para a química. Química Nova. v.35, n.7, p.1486-1492, 2012.

LIMA, M.L.M.; SILVA, J.B.; LIMA, J.E. Manufatura reversa e o gerenciamento adequado do lixo eletrônico. IX Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. Palmas-TO, 2008.

PEREIRA, N.A.; PEREIRA, R.M.S.; GUEDES, A. da S. A questão do lixo eletrônico: um breve relato sobre a cidade de Belém-Pará- Brasil. Revista Científica ESAMAZ. Belém, v.1, n.2, 2010.