LINGUAGEM: FORMA O INDIVÍDUO DENTRO DE UMA SOCIEDADE.

“...., não pode haver uma única história social da linguagem. A linguagem permanece enigmática.” Roy Porter

Andrew Wilson afirma que o corpo organiza-se em torno dos nervos – “a fonte da vida” - , ... .
Os nervos são filamentos compridos de células especiais.
São esses filamentos responsáveis por transmitirem as emoções humanas, que permitem aos humanos comunicarem-se com o mundo exterior e escaparem da prisão de seus interiores, também armazenam as mensagens recebidas através das experiências, criando assim às lembranças – memória – .
Uma ação que anteriormente teve bons resultados no que diz respeito ao consumo de alimentos ou o ato de evitar dor, é repetida por várias vezes, surgindo assim, a habilidade de “lembrar” tais acontecimentos. Ela forneceu a capacidade de aprender com base na experiência.
Com essa habilidade e capacidade o ser humano, desenvolveu um ou vários costumes, que deram origem a diferentes culturas e sociedades.  Para desenvolver essas, o homem precisou ampliar o seu conhecimento através do estudo de sua própria Linguagem, mas não ficou satisfeito e procurou conhecer outras formas e costumes, através deste desenvolvimento cultural, surgiu a ciência, a qual viria se conflitar com a Linguagem, passando a ser mais importante para o desenvolvimento de uma sociedade, pois se trata do progresso, mas ainda precise da linguagem materna ou estrangeira.
Qual é o papel da linguagem hoje?
A área das linguagens, é complicada no momento em que procuramos dar-lhe uma definição atual, pois ela envolve diversas matérias da Educação Básica. Os componentes curriculares, embora tenham conhecimentos acadêmicos, nem sempre são produzidos em grande proximidade, eles se integram como área em função de todos terem como objetivo a atuação dos sujeitos nas práticas sociais, enunciativas, artísticas ou corporais. A linguagem, forma visões de mundo e valores sobre tudo que nos cerca.
A área da linguagem, como incentivadora, deve, propor aos alunos um momento de pesquisa, para que eles possam, através desta, estabelecer comparações com a realidade nacional e internacional. Portanto, o uso das tecnologias e mídias, é de suma importância para a formação de um jovem integrado com a sociedade que ele está envolvido. No caso das práticas de linguagem seja da cultural corporal – teatro, vídeos, etc. – das artes – pinturas, esculturas, etc. – das práticas enunciativas – textos, jornais, poesias, etc. – o aluno pode se apossar para se envolver nos espaços sociais, quando refletir sobre o seu mundo e sua identidade.

Consulta:
Linguagem, Individuo e sociedade – Peter Burke e Roy Porter
UNESP - 1993

imagem de Denise Gisele de Britto Damasco

A importância das práticas enunciativas!

Olá,

Acredito que o jovem pode se aproximar e descobrir diversas práticas enunciativas mais facilmente se tiver domínio das novas tecnologias. Daí o relevante papel deste portal.
Abraços, Denise

Vote neste Comentário
imagem de Ricardo de Sousa Andrade

A relação tecnologia, ciencias, cultura e sociedade

É fator prioritario para que cada area de conhecimento possa realmente fazer sentido na vida dos nossos alunos e da sociedade que nos rodeia, é fundamental que nós enquanto direcionadores do conhecimento faça nosso papel de indicar os melhores caminhos.

Vote neste Comentário