IDEAL ESTÉTICO
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CEEJA-GLICÉRIA MARIA OLIVEIRA CRIVELLI
PIMENTA BUENO-RO
CADERNO IV LINGUAGENS ATIVIDADE 03 PÁGINA 31
Orientadora de Estudos : Rosângela Terezinha Gil Jacobowski
Formadora: Socorro Lustosa Gadêa
Professores cursistas:
Ademir Sott
Elaine Ferreira Muniz de Almeida
Elizabete Freire Correia
Francisca Augusta da Silva Santos
Helena Santana Cotrim
Luz Marina Fernandes de Souza
Maria Aparecida Ferreira Nicolau de Souza
Vera Lúcia Marinho
Zaira Amaral Lovo
Colaboradora:
Iraci Simionatto Stedile Campos
TEMA DO PROJETO: IDEAL ESTÉTICO
Justificativa
Em razão dos estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, surgiu a necessidade de desenvolver uma atividade de modo interdisciplinar do caderno IV Linguagens sobre o tema Ideal Estético. A partir de então se manifestou no grupo uma preocupação em encontrar mecanismos para realizar tal atividade no CEEJA - Glicéria Maria Oliveira Crivelli.
É preciso destacar que se trata de uma escola que atende a modalidade EJA de ensino e atualmente só atende pelo Sistema Modular. Como explica o Referencial Curricular da EJA/2013: ...Cursos Assistemáticos semipresencial - Modular Fundamental e Médio a Exames de Suplência por disciplina organizada de forma sistemática, presencial, semipresencial e a distância com avaliação no processo ou através de exames gerais. (Referencial Curricular EJA-RO/2013 p. 14). Por ser esse sistema, semipresencial tem-se como grande dificuldade desenvolver qualquer atividade de maneira interdisciplinar, uma vez que o aluno procura a escola apenas para receber alguma orientação na disciplina que está cursando e realizar avaliações.
Em decorrência disso, o estudante da EJA pode passar dias ou até mesmo semanas sem vir à escola, o que inviabiliza as tentativas de desenvolvimentos de projetos interdisciplinares. No entanto, após discussão com o grupo de professores cursistas, encontrou-se um meio de adaptar a atividade à realidade da escola; decidiu-se trabalhar o tema proposto dentro de cada área do conhecimento com os alunos que tem vindo à escola mais frenquentemente. Após a conclusão das atividades acontecerá uma apresentação aos demais alunos e servidores da escola que se encontrarem presentes na data do evento.
Objetivo
Realizar pesquisas com os alunos visando desenvolver a compreensão e o senso crítico sobre o atual padrão de beleza imposto pela sociedade atual.
Meta
Apresentar o projeto aos demais alunos e servidores da escola que estiverem presentes na noite do evento com o propósito de informá-los acerca de assuntos relacionados à beleza.
Desenvolvimento
Decidido o tema e subtema do projeto, o grupo de professores apoiado pela orientadora de estudos iniciou os trabalhos de pesquisa dos conteúdos junto com os alunos. Como já foi mencionado há uma grande dificuldade em encontrar alunos que queiram participar dessas atividades, posto que, o aluno da EJA é um aluno fora da faixa etária, em sua grande maioria trabalhador.
Em se tratando de aluno de EJA, cursando o Sistema Modular de ensino, há uma dificuldade ainda maior, uma vez que o aluno não vem à escola para “assistir ou participar” das aulas. Esse aluno procura a escola para matricular-se, pegar módulos para estudar em casa e quando sente dificuldade de estudar sozinho procura a escola para receber orientação dos professores. Portanto, há uma diferença no perfil do aluno do Sistema Modular para o aluno do ensino regular. O estudante do sistema modular é jovem ou adulto, que consegue devido a sua maturidade e experiência de vida avançar nos seus estudos com menos dependência do professor (a), do que o estudante criança ou adolescente do ensino regular.
Exposto toda a dificuldade encontrada pelo grupo, decidiu-se que ou se adaptaria a atividade a essa realidade ou não se conseguiria desenvolver de outra forma tal projeto. Assim os professores de cada área do conhecimento escolheram um subtema dentro do tema principal para ser trabalhado com os poucos alunos que se dispuseram a participar do projeto, vale lembrar que tais alunos necessitaram de virem à escola com mais frequência, fazer pesquisa na escola utilizando o laboratório de informática e procurar o professor (a) com mais regularidade. Isso significa prá eles, em muitos casos, abrir mão do horário do convívio familiar para atender a demanda desse projeto.
Posto isso, as professoras da área de Linguagens escolheram trabalhar com o subtema: Persuasão do texto publicitário, a professora de Ciências da Natureza decidiu abordar a relação entre Saúde e beleza, o professor (a) de Matemática decidiram explorar o assunto sobre Os custos da beleza. E como não há nenhum professor de Ciências Humanas fazendo o curso, enquanto orientadora de estudos, não desejando que tal área ficasse excluída do projeto, solicitei dos professores dessa área a indicação de um aluno que poderia participar com o grupo. Encontrado o aluno, o mesmo inteirou-se do assunto e integrou-se ao grupo, a área de Ciências Humanas trabalhará A evolução do padrão de beleza ao longo do tempo.
Ao concluir as atividades do projeto, ele será divulgado e apresentado na escola a todos os que se fizerem presentes, alunos, professores e demais servidores. Acontecerá antecipadamente a divulgação e o convite à participação do mesmo.
Cronograma
06/03/2015: encaminhamento da atividade 03 do caderno IV - Linguagens, página 31. Discussão com os professores para encontrar meios de adaptar a atividade à realidade da escola e escolha dos subtemas da proposta do caderno: Ideal Estético.
09 à 17/03/2015: Conversa dos professores com alunos sobre o projeto e pesquisa sobre o assunto.
17/03/2015: Após encontro para estudos do curso, conversa sobre o andamento das atividades do projeto.
18 à 27/03/2015: preparação de material a ser apresentado: slides, vídeos e mural.
27/03/2015: Apresentação do projeto aos demais alunos e servidores da escola.
Avaliação
Considera-se positivamente avaliado tal projeto, uma vez que, o objetivo proposto foi alcançado. As pesquisas dos temas propostos pelos professores foram realizadas pelos alunos com a orientação dos mesmos, a apresentação se deu conforme o que havia sido previsto, com a presença da equipe gestora, professores, alunos da escola e até mesmo familiares de alguns deles que vieram lhes prestigiar.
Os recursos utilizados nas apresentações: os slides, vídeos e mural, favoreceram muito a compreensão do trabalho, pois continha imagens, o que auxilia na assimilação do conhecimento.
A mensagem essencial do projeto que era a de fazer compreender que não há um modelo de Ideal Estético foi amplamente trabalhada nas apresentações e colocações dos professores e dos alunos. Como diz Augusto Cury “O objetivo da ditadura da beleza é promover inconscientemente a insatisfação, e não a satisfação. Pois uma pessoa satisfeita, bem-humorada, feliz, tranquila, não é consumista, consome de maneira inteligente, não precisa viver a paranóia de trocar continuamente de celular, de carro, de roupas, de sapatos. Todavia, pessoas insatisfeitas projetam sua insatisfação no ter. Consomem cada vez mais, porém sentem cada vez menos.”
O público presente interagiu fazendo constantemente comentários e apontamentos após as exposições dos trabalhos.
Bibliografia
RONDÔNIA. Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Referencial Curricular da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Ensino Fundamenta e Médio. 1ª edição, RO, 2013, p14.
http://life4up.blogspot.com.br/2013/09/liberte-se-da-ditadura-da-beleza....
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Comments
Parabéns, professores.
O trabalho com o curso modular apresenta algumas limitações, porém há inúmeras vantagens que nos proporcionam disposição e empenho.