A maior dificuldade do governo atual do DF é o controle do crescimento desordenado e o consequente prejuízo ao meio ambiente, através da prática de fracionamento irregular de área pública no DF e o favorecimento do crescimento de favelas.É neste processo conturbado que observamos dois problemas: 1º - destruição dos recursos naturais não renováveis e 2º- falta de infraestrutura básica.
Nos últimos anos, a sociedade do DF deparou-se com o aumento da violência e ausência do serviço público, contribuindo para a desiqualdade social, e no que concerne ao meio ambiente a contaminação do solo.
As iniciativas para solucionar os problemas consistem nos levantamentos estatisticos dos condomínios irregulares e em sala de aula os professores devem promover a educação ambiental.
As práticas desenvolvidas para o problema nº 1- Visitação in loco ( locais público afetados) e para o problema 2- análises estatisticas no que dizem respeito ao aumento da violência e contaminação do lençol freático.
O enquadramento dos objetivos de estudo destacaremos a ecologia do 1º ano e estatistica no 3º ano, porque estes conteúdos e seus respectivos níveis estão de acordo com os parâmentros curriculares nacionais.
O desenvolvimento do prjeto e a ação do mesmo, consiste em:Contextualização dos problemas;uso de reportagens,pesquisas na internet, visita in loco , entrevistas, registro dos dados coletados, ciclos de debates e sugestões para possíveis soluções.
Materias e recursos didáticos: Jornais, revistas, livros, documentos oficiais, computador, transporte e calculadora.
A interpretação e avaliação dos resultados ocorrerão através dos dados coletados pelos alunos, suas análises estatisticas, confrontaos com os dados oficiais do governo, ainda a produção de artigo com vista à iniciação cientifica. Apresentação de seminários, oficinas e parper, com a participação efetiva das comunidades esclar e afetada.
Por fim encaminhamento de propostas de possíveis soluções e suas respectivas viabilidades ao governo do DF.