Pelos cartazes podemos ver a presença de setas, de linhas em diagonal e cores em fortes contrastes. Pela expressão de grito, pelas ideias de confronto e de movimento nas composições dos cartazes e fotografias, podemos percebem e sentir a mensagem, mesmo sem ler as palavras escritas em russo.
No Construtivismo Russo, movimento criado à quase 100 anos na Rússia, iniciado por volta de 1919, a forma se liga a função e a arte assume uma finalidade clara: instaurar uma nova visualidade que possa oferecer às massas a mensagem da revolução.
A forma está a serviço da sociedade, a arte assume a tarefa de organizar a vida e não de embelezá-la.
No modo de fazer dos construtivistas, encontramos a integração do artista nas lutas sociais, em uma linguagem artística que não nivela por baixo "para que o povo entenda", mas ao contrário, oferece ao povo o que há de mais arrojado em termos de arte.
Na abolição das categorias de artes, a forma de representar a vanguarda política está acompanhada por uma vanguarda artística.
As imagens são dos artistas El Lissitzky e Alexander Rodchenko. Se você quiser saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Construtivismo_russo
Comments
Epa
Tcha-nan, aqui tem uns setecentos e muitos oh:
http://webposters.adm.ntu.edu.sg/site/page/resultado/430/1
Des-construtivismo
E tem gente que desconstrói/amalgama isto e fica famoso:
http://www.art-for-a-change.com/Obey/index.htm
imagens que proliferam revoluções
muito bom este site que vc indicou, otimas referências!