Formação de Professores do Ensino Médio - LINGUAGENS

 

     Formação de Professores do Ensino Médio    -  LINGUAGENS   

ANDREUSA PATRICIA DE OLIVEIRA
CLAUDETE CASSOL SCHONS
LIDIANE MOREIRA LUTZ
REGIANI NATALLI AZEVEDO
ROBERTO SPARENBERG
VANUZA DE FREITAS
MARIA CARRADORE

  Caderno IV

  ETAPA II

  03/10/2015

A comunidade escolar vem enfrentando vários problemas quanto à leitura, interpretação e escrita.
Para resolver alguns dos problemas que os estudantes enfrentam nas atividades de leitura e escrita, são necessárias mais que habilidades.
Segundo Street (1995),
  Enfatiza o processo ideológico de letramento, que propõe uma prática social implícita nos princípios socialmente construídos, pois os modos pelos quais as pessoas usam a leitura e a escrita, é atrelada a concepções de conhecimento, identidade e modos de ser e estar, nas práticas sociais ou contextos particulares.

Apoia-se também em Mikhail Bakhtin,
Ao afirmar que o desenvolvimento do sujeito e da consciência depende da superação da esfera imediata, ou seja, da pos¬sibilidade que um humano específico tenha de conviver com outras vozes, outros pontos de vista, outras realidades, outros discursos, para além daqueles que o cercam; de estar em relação de transgrediência, de se ver a partir do ponto de vista de outro humano.
Todo o processo histórico-cultural enfatiza que cada ser humano se constitui como uma pessoa totalmente única (por suas experiências e sua história de vida) e que ressalta a importância das práticas culturais na definição do desenvolvimento psicológico do sujeito.
As manifestações das linguagens estão relacionadas a tudo que se quer transmitir: na forma escrita, visual, corporal entre outras. Para tanto os ensinamentos destes conteúdos, às vezes, não são compreendidas pelo fato das diversas formas de se ver o mundo, devido aos fatos históricos, culturais e religiosos.
Segundo Serge Moscovici (2007, p. 21),
As representações sociais são tanto um sistema de valores e ideias quanto de práticas, funcionando como forma de ordenar e orientar a ações das pessoas, e como base comum para a comunicação.
Só é ação social aquilo que é percebido pelo outro como ação. Sendo que existem diferentes formas de se apresentar as linguagens. De acordo com as culturas cada qual tem sua forma de conhecimento e apresentação da mesma. A construção de conhecimentos e de sen¬tidos será feita por meio das diferentes manifestações.
Neste contexto, são as disciplinas de língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes  e Educação Física que trabalham as formas de linguagem em sua essência.  As outras disciplinas, se apropriam dessas formas de comunicação para repassar o conhecimento  produzido pela humanidade e à cultura  relacionadas ao  desenvolvimento humano,  envolvendo o aluno a ampliar seus saberes experimentando e vivenciando práticas diversas, ge¬rando debates, pesquisas, e a reflexão sobre o próprio processo de inserção nessas práticas, de modo que os estudantes desenvolvam autonomia para sua atuação no mundo fora da escola.
O uso da linguagem é uma necessidade vital do ser humano que, aprimora-se ao longo do seu desenvolvimento histórico e  social. Está intimamente  ligado ao seu ciclo de vida, desde uma expressão facial  até a produção de um artigo técnico, são formas de linguagem. As maneiras de expressão são as assinaturas do indivíduo, como o reconhecimento do mesmo pelo seu modo de falar, escrever, dançar, a forma de lazer, entre outras. Que são  em parte condicionadas pelo meio onde vive e em contrapartida, por escolhas feitas pelo sujeito em detrimento de sua consciência crítica e visão de mundo. Aí, é que vem o papel da escola na contribuição da formação do sujeito como um ser pensante ou alienado sem opinião própria.
Quando se fala de escola, portanto, temos a presença de inúmeros sujeitos, sejam aqueles consti¬tuídos pelo discurso pedagógico como professores, alunos, inspetores, supervisores, sejam aqueles cons¬tituídos pela atividade social extramuros, como o católico, o ateu, o metaleiro, o funkeiro, o ecologista. Lembrando que cada um irá muitas vezes interpretar as coisas da forma que lhe mais agrada e não importando com o que realmente é correto, porque o mais difícil é saber que existem regras, que não são respeitadas, ou deixando de lado por não trazer benefício próprio.
Não importa de quais fatores da linguagem estamos falando, o que importa e como esta sendo e de que forma esta sendo interpretada.
Dentre as várias formas de expressão das linguagens existentes se destacam: a oral, a escrita, a visual, a corporal e a telecomunicativa; pois fazem parte do dia a dia mesmo que não percebidas. As pessoas vivem sem perceber que se utilizam destes recursos diariamente: no bate papo diário, no olhar para com o outro, no bilhete deixado para alguém ou anotar um número telefônico, no cuidado diário do seu corpo, e nas mídias eletrônicas, etc.
Disso emerge a preocupação com o ensino da leitura e escrita: como melhorar o desempenho dos alunos diante das diversas situações comunicativas de que participam em suas práticas sociais diárias?
As relações humanas desenvolvidas nas áreas da linguagem proporcionam produção de conhecimento e possibilitando criar relações interculturais dentro da perspectiva inter ou multidisciplinares.
A área de linguagens contribui para que os jovens reflitam sobre varias perspectivas, tendo visão diferenciada do mundo cultural e social.
Os educadores proporcionam aos estudantes práticas que desenvolvam uma compreensão lógica e produtiva do mundo, podendo manter um estreito vínculo com tecnologias.
Dominar e saber articular as diversas formas de linguagem é apropriar-se do conhecimento. De certa forma, a hierarquia da sociedade é formada a partir da capacidade de comunicação e interpretação de mundo. Sendo assim, uma pessoa culta dificilmente será manipulada. A escola tem o papel essencial de transmissão do conhecimento e formação de cidadão críticos, com clareza em seu papel social.
As ferramentas disponíveis e necessárias para esse trabalho são: atividades de leitura, escrita, interpretação, levantamento de hipóteses,  discussão para o desenvolvimento das linguagens.
Desenvolvendo o conhecimento necessário sobre:
- a organização e o uso crítico das diferentes linguagens;
- a cultura local, nacional e internacional;
- a diversidade das linguagens;
- a naturalização e desnaturalização das linguagens nas práticas sociais;
- autoria e posicionamento na realização da própria prática;
- o mundo globalizado, transcultural e digital e as práticas de linguagem.