COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CASTELO BRANCO - ENSINO FUNDAMENAL E MÉDIO - SÃO MIGUEL DO IGUAÇU - PARANÁ
NRE - FOZ DO IGUAÇU
ORIENTADORA MARISTELA ALBONICO
PARTICIPANTES: DANIELA MARCELINO, ERVAL ANTONIO TRAMONTIN, LILIANE GADANSKI, ANELISE CARRADORE, MARGARETE BLEMR, JAIR ANTONIO RAFAELLI, ADEMAR SCHMITZ, JANE VALDIRENE MORAS SCHRADER, ELISEU MARCIANO PRESA, NILCEIA TAVARES, LUCIMAR ABEL, ANA CANDIDA SALVI, MARIA ARGENTINA SILVA, ANGELA VIEIRA, CILÇA APARECIDA ALMEIDA.
REFLEXÃO EM AÇÃO I
ETAPA II – CADERNO V – MATEMÁTICA
COMPONENTE CURRICULAR
NÚMEROS RACIONAIS E A RETA NUMÉRICA
GRÁFICOS E TABELAS
GEOMETRIA ESPACIAL
GEOMETRIA ANALÍTICA
BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
DESENHAR A RETA NUMÉRICA E NELA LOCALIZAR ALGUNS NÚMEROS RACIONAIS.
APRESENTAR GRÁFICOS E TABELAS PARA QUE OS DADOS SEJAM ANALISADOS;
EXPLANAÇÃO DA FORMA, BASES, FACES, OBSERVAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOS POLIEDROS E NÃO POLIEDROS.
- LOCALIZAR PONTOS NO PLANO CARTESIANO
TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDO
- NÚMEROS INTEIROS E FRACIONÁRIOS;
- LOCALIZAÇÃO DAS PARTES FRACIONADAS ENTRE OS INTEIROS;
- APLICAÇÃO NO COTIDIANO OS NÚMEROS RACIONAIS.
- ENTRE DOIS NÚMEROS INTEIROS OU NÃO EXISTEM INFINITOS NÚMEROS RACIONAIS.
- OBSERVAÇÃO DE GRÁFICOS;
- ANÁLISE DOS RESULTADOS;
- IDENTIFICAR OS TIPOS DE GRÁFICOS;
- ANALISAR A MELHOR FORMA DE REPRESENTAR DADOS NOS DIVERSOS TIPOS DE GRÁFICOS.
- DIFERENCIAR PRISMAS, PIRAMIDES, CUBOS, PARALELEPÍPEDOS;
- CÁLCULO DE ÁREA, VOLUME RELACIONANDO COM AS CONSTRUÇÕES EXISTENTES;
- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS SOBRE VOLUME;
- CONVERSA COM ARQUITETO, ENGENHEIRO CIVIL, PEDREIRO, SOBRE A RELAÇÃO DO CONTEÚDO E A PRÁTICA.
- OBSERVAÇÃO DE PLANTAS DE CASAS.
- LOCALIZAÇÃO DE UM DETERMINADO PONTO REAL, SEGUINDO AS COORDENADAS CARTESIANAS;
- CÁLCULO DE DISTÂNCIAS ATRAVÉS DOS PONTOS.