ENSINO/APRENDIZAGEM PARA A VIDA

Caderno III – página 35

“Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos”.

Considerando as finalidades do Ensino Médio (EM) na disciplina de filosofia procuramos ler e analisar os temas e textos da história da filosofia com o cotidiano dos alunos. O resgate dos textos de diversos filósofos a reflexão deles de forma não linear estabelecendo uma interconexão com o cotidiano do aluno, respeitando a interdisciplinaridade dentro da própria área temática e com as demais disciplinas tem sido uma constante no programa de conteúdos da disciplina de filosofia durante todo o ano de 2014.
O respeito pela matriz curricular e a avaliação  das atividades levando em conta o comprometimento do aluno na realização de cada uma delas de modo a contemplar um conjunto orgânico da vida do aluno  para vida dele na sociedade.
Tanto os momentos presenciais quanto as produções dos alunos em sala de aula e extraclasse são diversificadas utilizando diferenciadas formas de linguagem com uso frequente das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação.
Como não poderia deixar de ser o desenvolvimento do pensamento crítico e do raciocínio lógico com perguntas que relacionam os saberes teóricos com os desafios da vida profissional em que estão inseridos os alunos.