Investigação Temática: Energia.
Estudo da realidade - Apresentação de aspectos/dados da realidade que embasem a problematização inicial.
- Leitura e interpretação dos valores de energia encontrados no cotidiano.
- Comparação entre os valores das informações nutricionais dos alimentos, disponível nos rótulos.
- Produção e desperdício de energia elétrica.
- Obesidade.
Problematização Inicial - Elaboração, pelos estudantes, de questionamentos baseados no estudo da realidade.
- Como evitar o desperdício de energia?
- Por que ler os rótulos e planejar sua dieta?
Organização do conhecimento - Apresentação dos conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas elaboradas pelos professores.
Realização de leituras, levantamento e análise de dados (de forma individual ou coletiva), construção de diferentes formas de interpretação, elaboração de argumentações, pelos estudantes.
- Energia.
- Unidades de medida de energia.
- Transformação de Energia.
- Princípio da conservação da Energia.
- Energia elétrica.
- Circuitos elétricos.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PARA ESTUDO DE CASO
- Leitura e interpretação de rótulos de alimentos.
- Leitura e interpretação de contas de luz.
- Reportagens de jornais, revistas, internet.
- Debates
Aplicação do conhecimento - Argumentos e conhecimentos elaborados são organizados e publicizados. Releitura da problematização inicial e ampliação da compreensão da temática. Elaboração de novos questionamentos.
- Apresentação de seminários.
- Produção de artigo.